quinta-feira, agosto 11, 2022
InícioArquiteturaImóveis com necessidade de reforma valem a pena?

Imóveis com necessidade de reforma valem a pena?

Seja para morar ou para revender, esses imóveis têm seus prós e contras específicos.

Caso esteja em busca de um ap para vender, provavelmente já deve ter visto alguma unidade com necessidade de reforma. Contudo, a dúvida sobre se vale a pena ou não comprar esse imóvel paira na sua cabeça. Afinal, pelo menos à primeira vista, seria até mais cômodo para você e para toda a sua família se mudar para um novo lar que não precisasse de ajustes.

Todavia, essa escolha pode até parecer ser a mais confortável e a mais econômica, porém nem sempre é assim. Às vezes, um ap para vender com necessidade de reforma acaba saindo mais barato. Isso pode até te ajudar a economizar para outros gastos, como a escola das crianças e os almoços no shopping nos fins de semana. No fim das contas, é você – e apenas você – que terá de tomar a grande decisão.

Porém, para ajudá-lo a não se arrepender depois, listamos aqui os prós e contras de se comprar casas baratas com necessidade de reforma. Será que valem a pena? Ou não? Continue lendo para descobrir!

Imóveis com necessidade de reforma: Vantagens Comprar casas baratas um pouco mais antigas e renová-las tem os seus benefícios. Confira alguns.

A localização muitas vezes compensa

Encontrar a casa perfeita no bairro ideal pode ser bastante difícil. Porém comprar um apê antigo no centro da cidade pode ser uma boa escolha – e mais fácil também. Se, hoje, um imóvel maravilhoso afastado do centro urbano parece melhor para você por não precisar de reforma, pense duas vezes.

É inegável o benefício de morar em uma região com boa infraestrutura, opções de lazer, segurança e mobilidade urbana adequada. Em outras palavras, comprar casas baratas em boas regiões, ainda que precisem de reforma, nunca farão você pensar em se mudar por causa vizinhança.

E se, por um lado, você pode contratar alguém para renovar uma casa, não é possível fazer isso para simplesmente mudar a área ou a rua onde o imóvel está localizado.

As chances são maiores de haver lucro em caso de revenda

Caso um dia você ou sua família queiram vender a propriedade, pode ser que ela se desvalorize, ou não gere lucro algum, se não estiver bem localizada. Por outro lado, o mesmo não acontece com moradias bem localizadas. Ainda que precisem de reforma, podem ser vendidas a um valor maior se tiverem melhorias.

Uma simples reforma em cômodos como o banheiro, a cozinha, o quarto ou em espaços pouco usados, como o porão, pode agregar valor substancial a qualquer imóvel. Especialistas estimam que um imóvel pode passar a valer até 30% a mais do seu valor inicial após uma reforma bem feita. Isso, claro, dependendo da localização.

Quer exemplos?
– Um piso de madeira ou a instalação de um ar-condicionado pode valorizar em
até 3% o valor do imóvel;
– Fechar o terraço ou a varanda pode aumentar em 7% o preço de venda de uma
casa;
– Colocar cores mais claras nas paredes, ou reformar a cozinha, o banheiro e
outros cômodos muito usados, pode contribuir com um acréscimo de 10%;

A concorrência é menor

Se você é do tipo que gosta de pedir desconto em tudo, saiba que é bem mais fácil negociar o valor de um ap para vender quando o mesmo precisa de reforma. Na sua condição atual, o imóvel provavelmente vai desanimar muita gente, o que significa menos ofertas e, consequentemente, uma margem maior para você negociar.

Imóveis com necessidade de reforma: Desvantagens Apesar das vantagens serem muito interessantes, as desvantagens também precisam ser citadas. Veja algumas a seguir.

Você pode não receber o que investiu na revenda da casa

Ainda que haja margem grande para agregar valor a um imóvel com uma boa reforma, há sempre a chance de haver gastos excessivos sem agregação de nenhum real valor. Não é porque milhares de reais foram gastos com melhoramentos que isso significa, necessariamente, que todo esse dinheiro voltará para você na revenda do imóvel.

Sempre existirá a possibilidade desse investimento não retornar para você. E é bom ter isso em mente também. Uma forma de, pelo menos, tentar evitar que isso ocorra é escolher propriedades bem localizadas e próximas a locais interessantes, como praças, shoppings e comércios.

Sempre haverá o risco de extrapolar o seu orçamento (e a sua paciência)

Reformas não são algo que muitas pessoas gostam, e por vários motivos. Desde imprevistos que costumam surgir, até o valor da obra que vez ou outra pode sofrer reajustes, vários são os motivos que podem testar a sua paciência. À vista disso, é bom analisar também o seu perfil e ver se você é o tipo de pessoa que tem temperamento para lidar com projetos de reforma. E, para evitar extrapolar o orçamento com problemas que possam vir a surgir ao longo da renovação, uma boa dica é sempre manter os gastos abaixo do que você pode pagar.

Mantenha sempre uma reserva de emergência para lhe auxiliar caso seja necessário, e assim pode ser mais fácil se ater ao valor estipulado para os gastos com a reforma.

Nem todos os compradores de imóveis gostam de casas antigas

Ainda que sejam feitas reformas em um imóvel para a revenda com lucro, uma coisa que muitas vezes não dá para esconder é a idade da edificação. Construções muito antigas geralmente podem causar um certo receio para muitas pessoas por demandarem mais cuidados na estrutura.

Dessa forma, importa ressaltar novamente a necessidade de se ater ao orçamento, para, pelo menos, você não gastar muito com uma reforma que não lhe trará tanto lucro assim.

Conclusão: Afinal, imóveis com necessidade de reforma valem a pena? Lembra-se do ditado “é melhor comprar a pior casa na melhor rua do que a melhor casa na pior rua”?

Isso certamente se aplica aqui, mesmo que a “melhor casa” ainda exija muito trabalho. No entanto, caso você tenha um orçamento um pouco maior e não seja uma pessoa muito paciente para reformas, talvez a “melhor casa” seja a mais completa. Portanto, analise suas necessidades financeiras e expectativas pessoais em relação ao imóvel que deseja adquirir.

Considere todos os prós e contras antes de tomar uma decisão e, com certeza, garantirá um bom negócio com base no seu objetivo ao adquirir a propriedade. Seja para morar ou para revender, imóveis com necessidade de reforma têm os seus benefícios. Só cabe saber se valem a pena para você.

Redação Reforma Facilhttps://reformafacil.com.br
Nossa missão é apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida atravéa de informações sobre projetos, produtos, serviços e obras.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

ARTIGOS POPULARES