Como otimizar o processo de carregamento de baterias e evitar erros operacionais

O movimento de carga e descarga segue a todo vapor num centro de distribuição e de logística. Venha conferir!
como-otimizar-o-processo-de-carregamento-de-baterias-e-evitar-erros-operacionais-01

O uso de tecnologia adequada e o treinamento dos operadores dos equipamentos são fundamentais para aumentar a disponibilidade da frota de empilhadeiras, segundo especialista da Fronius

O movimento de carga e descarga segue a todo vapor num centro de distribuição e de logística. Porém, a pressa neste caso também é inimiga da perfeição e pode comprometer significativamente a bateria da empilhadeira e de veículos elétricos intralogísticos, além de colocar em risco a segurança física dos colaboradores. Como manter as máquinas prontas para operação durante todo o expediente?

“O segredo está no planejamento, no uso de tecnologia adequada e, acima de tudo, no cuidado para evitar erros operacionais comuns no processo de carregamento e no manuseio de equipamentos”, observa Mariana Kroker, gerente de negócios da divisão Perfect Charging, especializada em soluções para carregadores de baterias de tração, da Fronius do Brasil.

A executiva recomenda as principais medidas que podem otimizar o processo de carregamento das baterias tracionárias de modo seguro, com menos tempo e evitando danos em seus componentes.

– Evite o carregamento parcial da bateria: fique de olho no nível de carga da empilhadeira e avalie se é suficiente para concluir a viagem. Fazer carregamento incompleto de energia, apenas o suficiente para concluir a operação, pode reduzir a capacidade e a vida útil das baterias de chumbo com o tempo. Programe o ciclo de operação da frota para que parte dos veículos continue em uso enquanto outros sejam abastecidos, de modo que o carregamento da bateria tracionária seja feito periodicamente.

Alguns sistemas de carregamento de baterias, como os da Fronius, permitem agendar o período para carga. Ou seja, é possível programar o carregador para que inicie um carregamento em determinados turnos. Isso evita as prejudiciais cargas intermediárias.

– Use tecnologia adequada para emergência: nem sempre é possível controlar o nível de carga das baterias. Nos períodos de pico de movimentação de mercadorias, aumento de carregamento de itens superpesados e horas extras antes do feriado, as baterias duram menos do que o normal, o que exige maior frequência de carga e até um carregamento de energia emergencial e rápido para concluir o ciclo de operação.

Existem muitos carregadores de bateria que prometem carga rápida, em menos de sete horas, quando o tempo médio ideal é de oito a 12 horas. Porém, esses acessórios provocam um superaquecimento das baterias, gerando desgaste de seus componentes.

Por outro lado, a Fronius desenvolveu um sistema de carregamento de baterias inteligente com recurso que promove carregamento de cargas intermediárias de modo simples, com controle de temperatura e de energia, e em tempo que varia de cinco a seis horas.

– Carregamento a frio: outra tecnologia indicada para promover carregamento rápido até mesmo de carga parcial das baterias tracionárias é o sistema de circulação de eletrólitos (EUW). A solução, que pode ser incorporada nos carregadores da Fronius, proporciona um processo de carregamento de energia controlado e frio, diminuindo a sobrecarga de energia. Além disso, o sistema reduz o tempo de carregamento e, como gera uma perda menor de água durante o processo de carga, o EUW reduz intervalos de manutenção do equipamento.

– Invista no treinamento de operadores: geralmente, as empresas de grande porte e grandes redes do varejo trabalham com vários tipos de empilhadeiras elétricas que utilizam diferentes tipos de bateria, de tensões e capacidades variadas. Para carregá-las, em geral também são necessários diferentes sistemas de carregamento de baterias e conectores de carga. Por isso, além de rotular com exatidão os veículos, as baterias e os carregadores, é preciso treinar os condutores das empilhadeiras elétricas para dominarem o manuseio dos diferentes sistemas de carregadores e conectores e evitar erros operacionais que possam danificar as empilhadeiras.

– Gestão segura dos equipamentos: cuide para que os números do inventário, utilizados para gerenciar os carregadores e as baterias, estejam bem fixos no aparelho e de maneira que fiquem bem visíveis para os operadores. Isso facilita a identificação do equipamento com mais agilidade e rapidez e seu controle durante a manutenção regular.

Os sistemas de carregamento de baterias da Fronius oferecem ao usuário a possibilidade de registrar o número de inventário no aparelho. Em caso de necessidade, ele pode ser consultado e exibido no display de modo simples e rápido, apertando apenas um botão.

Sobre a Fronius do Brasil
Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta por três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. A Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje é reconhecida como líder em inovação e tecnologia ao redor do mundo. No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2021, a filial brasileira recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW. Saiba mais no site da empresa.

Perfect Charging
Perfect Charging é a mais antiga das três unidades de negócios da Fronius, sendo uma das maiores especialistas em inteligência e carregamento sustentável de tração e baterias de arranque há mais de 75 anos. Seja com a finalidade de operação de empilhadeiras elétricas na intralogística ou fornecimento confiável de energia para baterias em automóveis, a tecnologia Fronius confere sustentabilidade e eficiência a milhões de usuários no mundo todo.

Site: www.fronius.com
Instagram: @froniusbrasil

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Reforma Fácil
      Logo
      Shopping cart