Conheça soluções tecnológicas que estão tornando a engenharia mais sustentável

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, traz uma excelente oportunidade para destacar boas práticas.
conheca-solucoes-tecnologicas-que-estao-tornando-a-engenharia-mais-sustentavel-04

Programa de Inovação Aberta da Andrade Gutierrez é porta de entrada para essas soluções, que são aplicadas em obras da construtora tornando-as mais eficientes e sustentáveis

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, traz uma excelente oportunidade para destacar boas práticas voltadas à sustentabilidade e à preservação dos recursos naturais. A preocupação com essas questões cresce em todos os setores e o compromisso de empresas e organizações com a sustentabilidade também se reflete na sua credibilidade junto ao mercado e à sociedade.

A área de engenharia e construção segue essa tendência e algumas soluções tecnológicas aplicadas em obras e projetos, além de tornarem os empreendimentos mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis, ainda podem aumentar sua qualidade e inclusive se refletir em redução de custos.

conheca-solucoes-tecnologicas-que-estao-tornando-a-engenharia-mais-sustentavel-03

“Para aproveitar da melhor forma as soluções disponíveis no mercado, é importante que esse aspecto seja levado em conta desde a fase de planejamento de uma obra, pensando em como cada etapa de execução pode incorporar métodos, soluções e materiais mais sustentáveis. Todo o ciclo de vida de um projeto ou empreendimento pode ser repensado sob esse viés e os benefícios contemplam a sociedade como um todo, do ponto de vista ambiental, e o próprio empreendimento em si, que se torna mais moderno, eficiente, racional e sustentável”, afirma André Medina, Gerente de Inovação da Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG, programa de inovação aberta da construtora.

Sustentabilidade na prática
O Vetor AG é porta de entrada para diversas soluções sustentáveis do mercado de engenharia e construção. É o caso da Levitar, que participou do 1º ciclo do programa. Na Andrade Gutierrez, a solução usou um drone para o lançamento dos cabos em Linhas de Transmissão, reduzindo de 75% para 24% o número de hectares desmatados.

A Sunew, por sua vez, participou do 3º ciclo do Vetor AG e também é responsável por uma tecnologia importante que está sendo aproveitada em obras da construtora. Conhecida como OPV (Organic Photovoltaics – filme fotovoltaico orgânico), ela gera energia renovável e limpa a partir de luz solar ou artificial, podendo ser aplicada em diferentes superfícies, como veículos, fachadas de vidro e mobiliários. A Andrade Gutierrez foi a primeira empresa do mundo a aplicar a solução sobre as carpas nos seus canteiros de obras.

Outras soluções se destacam na redução do consumo de materiais, como a da Magnetic Water, que promove a redução do uso de cimento e aditivos na produção de concreto, e a da Construcode, que desenvolveu uma tecnologia de gestão e armazenamento de projetos de forma digital e com isso reduziu mais de 90% nas impressões de projetos em papel, demonstrando que é possível aplicar a sustentabilidade em diversas etapas e aspectos de um empreendimento.

Além da engenharia
Há ainda soluções utilizadas em obras que não são originárias do setor de engenharia. Contudo, por meio do Vetor AG, as startups responsáveis por essas tecnologias adaptam suas soluções e as aperfeiçoam para que possam ser aplicadas em obras.

A PWTech é um exemplo disso. Participante do 4º ciclo do programa de inovação, possui uma tecnologia de baixo custo capaz de tornar águas não potáveis e até contaminadas próprias para o consumo humano. Apta a ser aplicada em diversos setores, a tecnologia foi comprada pela Unops, braço da ONU para implementação de serviços de ajuda humanitária, para ajudar cerca de 10 mil ucranianos. A solução também está sendo implementada em obras da Andrade Gutierrez.

Sobre o Vetor AG:
O Vetor AG é o primeiro programa de inovação aberta do setor de engenharia e construção. Além de participar no desenvolvimento de projetos inovadores internos da Andrade Gutierrez, o Vetor AG é o ponto de conexão da AG com as soluções inovadoras do mercado. No 4º ciclo de inovação aberta do programa, em andamento, mais de 190 empresas nacionais e internacionais se inscreveram para participar.

Site: vetorag.com.br/
Instagram: @vetor_ag

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Reforma Fácil
      Logo
      Shopping cart