Empresário fabrica tijolo com preço mais acessível

Um tijolo mais barato e fabricado com menos riscos ao meio ambiente. Com essas características, há quatro anos Roberto Cláudio Pereira criou a empresa Tijol-Eco, na cidade de São Pedro, interior paulista. O caso de sucesso da empresa de Roberto Cláudio será apresentado no programa de rádio ‘Faça Diferente’ nesta quinta-feira (28). A série, com um total de 120 programas, é produzida pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). Inovação é o tema dos programas.

A empresa de São Pedro produz o chamado tijolo de solo-cimento. Roberto Cláudio acredita que esse material tem grande chance de suceder o tijolo de cerâmica, cuja fabricação é mais poluente. “O tijolo com que trabalhamos é muito antigo, usado desde a antiguidade. Porém estava desacreditado, pois os fabricantes não se preocupavam com a qualidade e usavam equipamentos inadequados”, critica.

A Tijol-Eco não apenas fabrica os tijolos, como os equipamentos usados para sua produção. Além disso, atua como consultora na criação de indústrias semelhantes, com a transferência de tecnologia e equipamentos. A equipe da Tijol-Eco já ajudou a criar fábricas em Bauru (SP), Itabira (MG) e em Brasília (DF). “Temos um compromisso com o meio ambiente e acreditamos que devam existir mais indústrias como a nossa em outros lugares”.

Roberto Cláudio explica que o diferencial do seu tijolo está na produção, em que não ocorre a queima em fornos, como no caso dos fabricados com cerâmica. “Em nossos processos não utilizamos nem lenha e nem liberamos gases na atmosfera. Ao invés disso, nosso tijolo é prensado, molhado e curado”, informa.

Outra vantagem ecológica da empresa paulista tem a ver com o uso da água, sempre reaproveitada. A água utilizada na curagem dos tijolos é reutilizada por um sistema de filtragem em cisternas e ainda há captação de águas da chuva.

Roberto ainda celebra os custos menores na produção de seu tijolo, o que faz com que uma parede fique até 50% mais barata. O Tijol-Eco possui menor quantidade de ferro, não usa massa para assentamento e nem precisa ser rebocado, como os tijolos convencionais. Segundo o empresário paulista, a tecnologia está sendo usada na construção de casas populares.

Para Roberto Cláudio, que dá seu depoimento no programa de rádio do Sebrae, inovar significa produzir algo útil, com um novo conceito, com melhorias e economia nos custos. Para ele a inovação ajuda a preservar o meio ambiente. “Precisamos tratar melhor nosso planeta. Com nosso produto acreditamos poder reduzir os índices de poluição da indústria da construção civil”, afirma.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7138 / 2107-9362
www.agenciasebrae.com.br
E-mail do programa – [email protected]
Blog do programa – www.sebrae.com.br/facadiferente
Tijol-Eco – (19) 3481-5226

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Reforma Fácil
      Logo
      Shopping cart