A Dow Coating Materials, unidade de negócios da Dow voltada para tintas e revestimentos, apresenta a nova estrutura do Paint Quality Institute (PQI) para a América Latina. Fundado na Filadélfia em 1989, o PQI conta com diversos sites de teste e pesquisa (Estados Unidos, França, China e Austrália) que têm como principal objetivo aprimorar cada vez mais o conhecimento do mercado de tintas e estimular o uso de materiais com alta qualidade.
O Paint Quality Institute foi criado para fornecer informações específicas e objetivas sobre pintura e aplicações aos profissionais da área (distribuidores, arquitetos e pintores) e consumidores. Ao longo dos anos, o PQI construiu um histórico com mais de um milhão de testes realizados com diversas formulações, buscando soluções eficientes e vantajosas para seus respectivos públicos.
“O PQI define a qualidade de uma tinta levando em consideração fatores como durabilidade, retenção da cor e facilidade de limpeza. Isso é possível, pois o Instituto possui sites que se adaptam à realidade de cada país em que está presente apontando as melhores práticas e preferências locais para cada região”, afirma Franco Faldini, diretor de marketing da Dow Coating Materials para a América Latina.
Pensando em se aproximar cada vez mais de todos os seus públicos, o PQI produz literaturas destinadas a cada um deles e realiza oficinas em pontos de venda. Também possui perfis em redes sociais como Facebook, Twitter e Youtube e desenvolveu um aplicativo para iPhone, que divulgam as constantes pesquisas do instituto.
Mercado de Tintas no Brasil
A indústria brasileira do mercado de tintas cresceu – em números de vendas – cerca de 10% do primeiro para o segundo semestre de 2010 segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati). De acordo com Franco Faldini, o crescimento econômico no País reflete não apenas no número de vendas e, sim, no interesse dos consumidores por produtos com qualidade – prova disso é o aumento no número de lançamentos de tintas premium das principais marcas.
Resultados da Pesquisa Dow Coating Materials
A Dow Coating Materials encomendou uma pesquisa ao Instituto Ipsos para identificar quais são os hábitos e costumes dos consumidores brasileiros na hora de pintar a sua casa. A pesquisa que utilizou os métodos quantitativo e qualitativo entrevistou 600 consumidores da grande São Paulo, com idade entre 20 e 50 anos e pertencentes às classes A, B e C.
A pesquisa identificou cinco perfis de consumidores: o resoluto, sabe o que quer e não pede opiniões a terceiros (16%); o indiferente, não se deixa influenciar em relação às tendências de mercado (22%); o sweet home, cuidar da casa é um hobby e o custo não é o principal fator em suas decisões (17%); o planejador, realiza mudanças levando em conta o custo benefício (26%) e o inseguro, considerado o mais tradicional, renova a sua casa apenas quando necessário (19%). O estilo de casa predominante da amostra foi o tradicional/clássica e a cor preferida é a branca.
O estudo também apontou que 86% dos entrevistados têm o hábito de pintar toda a casa e, não, um cômodo apenas; gastaram em média R$450,00 na última pintura feita em casa e que pretendem pintar suas respectivas casas nos próximos dois anos (80%). Outro dado curioso é que 46% dos entrevistados escolhem e compram suas tintas em lojas do bairro que residem.
“Boa parte deles tem como característica a reforma planejada: costumam utilizar produtos de alta qualidade, que tenham resistência e grande duração. Este tipo de consumidor procura tintas que dure um tempo considerável até a próxima reforma”, finaliza Franco Faldini.
Saiba mais sobre o PQI: http://www.pqi.com.br