Segundo a pesquisa da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), entidade que representa 138 mil lojas de material de construção no país, em parceria com o Ibope Inteligência, o varejo do setor apresentou um crescimento de 10,6% em 2010, em relação a 2009, atingindo faturamento total de R$ 49,80 bilhões.
De acordo com a associação, no mês de dezembro, o desempenho do varejo do setor foi 4,6% menor que em novembro. Já em relação a dezembro de 2009, a variação foi de -2,5%. Apesar da retração no fim do ano, o resultado é considerado bastante positivo pela associação.“Acredito que nossa performance em 2010 foi extraordinária e acho que podemos manter a média, considerando a continuidade das ações que aqueceram o setor no ano de 2010, como a desoneração do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados, que vale até dezembro de 2011, o programa Minha Casa Minha Vida e o aumento do crédito e dos financiamentos”, explica Cláudio Conz, presidente da Anamaco.
As expectativas para este ano
Para Cláudio Conz, o setor está aquecido e as expectativas são bastante positivas. “Em 2011, para um crescimento do PIB previsto para mais de 4,5% esperamos crescer 11%; terminamos 2010 com mais de 900 mil unidades do Minha Casa Minha Vida contratadas e outras coisas ainda estão por vir”, esclarece.