Estilos de Jardim: Oriental

Jardim Japonês / Foto: Sheila Thomson

Jardim Japonês

Um convite a contemplação, o jardim japonês transmite paz e espiritualidade. Os aspectos visuais como a textura e as cores, em um jardim oriental são menos importantes do que os elementos filosóficos, religiosos e simbólicos. Estes elementos incluem a água, as pedras, as plantas e os acessórios de jardim.

Foto: Robin Zebrowski

Os modelos dos primeiros jardins vieram da China e representaram o prazer e divertimento dos aristocratas. Os do Período Heian (794-1185) sempre tinham um lago com uma ilha e eram construídos para contemplar a Natureza através das mutações das estações do ano. A partir disso, os jardins começam a desenvolver características próprias, dando destaque para os arranjos de pedras.

Alguns elementos são fundamentais no jardim japonês, entre eles podemos citar:

O Sakura ou cerejeira ornamental, que é conhecido como a flor da Felicidade e assume um lugar importante na cultura japonesa. Nos meses de Março a Abril o povo festeja o Hanami para comemorar a floração da árvore com muitas festividades.

O Momiji-Gari ou Acer Vermelho, que revela um aspecto melancólico e reflexivo da personalidade japonesa.
As lanternas de pedra que induzem à concentração, ajudando a clarear a mente, adicionando o místico, a tradição e a espiritualidade. Os pontos de luz devem ser estrategicamente distribuídos para não ofuscarem a visão.

O lago e as carpas: água é vida, daí a importâcia do lago. Nele, vivem as carpas, símbolo de fertilidade e prosperidade. A variedade Nishiki-koi, valiosa, exige água cristalina. Para tanto, podem ser instalados uma bomba e um filtro biológico (do tipo carvão ativado), garantindo a circulação da água.

Foto: R26B

Taiko Bashi ou ponte: Uma ponte ou um caminho dentro de um jardim, representa uma evolução para um nível superior em termos de amadurecimento, engrandecimento e auto-conhecimento, enquanto a flexibilidade do bambu, conduz a capacidade de adaptação e mudança.

As pedras das cascatas: o centro do jardim. A pedra colocada na posição vertical representa a figura do pai, e a da horizontal, a mãe, dela, brota a água. As outras pedras, simbolizando os descendentes, são distribuídas em torno do lago e entremeadas pela vegetação.

O bambu e os adornos: os galhos do bambu são amarrados, direcionando o crescimento para que a planta se curve para o lago, como em reverência. O sino de vento e os macacos de cerâmica, fixados na planta, trazem o som da natureza e a felicidade.

Sugestões de Plantas para Jardim Japonês: Tuias, Ciprestes, Azaléias, Ácer-vermelho, Bambú, Bambú-negro, Olmo, Ligustro, Nandina, Bambuzinho-de-jardim, Roseira, Pinheiros, Rododendro, Junípero, Buxinho, Cerejeira-ornamental.

Acesse O Jardineiro para saber mais sobre essas plantas.

Jardim Indiano / Palácio Mattancherry

Jardim Indiano

Jardim Palacial Amber

A maior parte dos jardins e paisagens indianos é muito associada com as construções, para estudá-los somos obrigados a entender um pouco da história da arquitetura indiana. A maioria das construções que sobreviveram desde a época pré-islâmica foram templos, isto ocorreu porque eram normalmente as únicas construções feitas de pedras, outras obras eram feitas de comumente de barro. As ruínas de alguns palácios ainda existem, especialmente suas fundações de pedras.

A Índia tem um clima tropical, o que influencia bastante no paisagismo, com variadas topografias incluindo picos de montanhas, grandes rochas, rios, e vastas florestas. As árvores nativas incluem o Plátano Oriental “Chenar” (Platanus orientalis), Álamo (Populus sp) e salgueiro-chorão (Salix babylonica).

Jardim palacial – Amber
Na Índia antiga a religião era politeísta, mas durante a dinastia “Mughal” adotou-se a religião islâmica e a sua cultura, que aprecia muito o paisagismo natural e os desertos.

Jardim Mughal / Agra Taj Mahal

A paixão Mughal pelos jardins e o simbolismo foi herdado dos persas e podem ser vistos pelo uso constante de lagos em formas geométricas, fontes, percursos de águas e plataformas de pedra para que o Rajah (imperador) possa se sentar. O espaço ao ar livre é muito valorizado para o descanso, a meditação e a contemplação. É prática comum na Índia a larga utilização de canais de água elevados.

Sugestões de Plantas para Jardim Indiano: Kate Koranti (Barleria cuspidata), Alcaparra Indiana (Capparis zeylanica), Pan Terda (Impatiens acaulis), Lótus, Gardênia, Orquídea Mokara (Mokara spp.), Orquídea, Ascocenda Princess Mikasa (Ascocenda spp), Sapria Himalaio (Sapria himalayana), Rock Jasmin (Androsace sarmentosa), Jasmin (Jasminum sp), Árvore de Orquídeas (Bauhinia purpurea), Gengibre-vermelho, Dracena-vermelha, Resedá, Acalifa-macarrão, Camarão-azul, Coromandel, Carambola.

Texto e Fotos: Christiane Calderan

Via: O Jardineiro

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Reforma Fácil
      Logo
      Shopping cart