Quase todo brasileiro com algum espaço em casa tem um cão. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Pet (Abinpet), são mais de 33 milhões desses bichinhos espalhados pelos lares do Brasil. Mas essa relação pode se tornar um problema quando o dono do cachorro tem outra paixão: as plantas. Plantas e animais: dicas para uma boa convivência. É que os cães, principalmente, são mestres em comer as plantas e cavar buracos em seus vasos, culminando na morte delas.
Plantas e animais: dicas para uma boa convivência
Todavia, seguindo algumas dicas da paisagista Erly Hooper, cães e plantas podem sim dividir o mesmo espaço e o coração de seus donos.
“Uma opção é colocar borra de café nos vasos. O cheiro forte afasta os cães e também gatos. Outra alternativa é forrar o vaso de planta com pedras. Elas impedem que os animais cavem a terra”, ensina a profissional.
No caso de jardins, Erly indica usar uma rede fina sobre as mudas e/ou sementes. Dessa forma, evita-se o contato dos animais com as plantas sem impedir o crescimento delas.
Outra dica importante é evitar plantas adocicadas. “Miolo de bromélia, por exemplo, é uma espécie que deve ser evitada, por ser doce, os animais adoram comê-la”, alerta a paisagista. Devem ser evitadas também plantas tóxicas, para que acidentes não ocorram.
“Comigo-ninguém-pode, costela-de-adão, espirradeira, azaléia, filodendro, bico-de-papagaio, trombeta-cheirosa, íris, tulipa e narciso são exemplos de plantas que não devem aparecer em locais onde há bichos de estimação. Elas podem causar vômito, diarreia, convulsões e salivação”, ressalta Erly.
A profissional aproveita para esclarecer o mito de que as fezes do cachorro e do gato podem ser usadas como adubo. Segundo ela, “somente dejetos produzidos por equinos e bovinos podem ser empregados dessa forma, já que esses animais se alimentam exclusivamente de vegetais”. Além disso, as fezes de bicho de estimação podem contaminar as plantas e acabar matando-as.
Gostei das dicas de preservação (a da borra de café é ótima!) e da informação sobre as plantas nocivas, assim como de saber que as de aroma adocicado atraem os bichinhos. Seria bom que todos os artigos veiculados pelo Reforma Fácil fossem úteis como este, em vez de apenas se restringirem ao óbvio.
Gostei muito de todas as dicas. Só gostaria de acrescentar que as famosas titicas de galinha também podem ser usadas como adubo para o jardim, pois que as aves só se alimentam de vegetais.