Compactação
01. Procedimento
Todas as áreas a serem aterradas ou reaterradas, serão previamente compactadas ou escareadas, de acordo com a natureza do solo, para receberem a nova camada de terra.
A terra a ser usada, da mesma origem do existente (reposta) ou de outra procedência, terá boa qualidade e será livre de matérias orgânicas ou vegetais.
1. Os aterros e/ou reaterros, independentemente de sua área e volume, serão executadas em camadas com espessura máxima de 20 cm de terra em polada.
Cada camada cobrirá uniformemente toda a área, após o que se iniciará a compactação. Os trabalhos serão feitos camada por camada, estando o material na umidade ótima correspondente ao ensaio de compactação, admitindo-se uma variação desta umidade numa faixa estabelecida em função das características dos materiais.
2. Quando os aterros e/ou reaterros forem executados junto a prédios, vizinhos, muro de arrimo, cortinas de concreto ou taludes existentes, a compactação deverá ser feita por processo que evite fortes vibrações que ocasionarão abalos ou solapamentos nos prédios vizinhos ou terrenos limítrofes.
3. Quando houver escoamento provisório, a remoção das escoras acompanhará o desenvolvimento progressivo da compactação.
4. Após a conclusão destes serviços não poderá haver depressões ou ondulações. A área em todo a sua extensão, será plana, acompanhando o nível atual do terreno, em caso do reaterro ou atenderá às novas cotas altimétricas, quando se tratar de aterro.
5. Em qualquer das circunstâncias, a compactação deverá atingir 95% de grau de compactação em relação ao ensaio do Proctor Normal. Para confirmação da observância desta forma, a Fiscalização recolherá amostras e procederá aos testes necessários.
6. Somente será aceita a compactação mecânica, independentemente do volume ou dimensões da área de aterro ou reaterro.
02. Controle Tecnológico
O número de ensaios será o necessário e suficiente para permitir um controle estatístico das características geotécnicas do material compactado. Serão realizados no mínimo os ensaios geotécnicos recomendados pela ABNT.
Os taludes serão protegidos com canaletas para evitar a descida de águas pluviais e consequente erosão.
Após lograda sua inclinação definitiva, a superfície será aplainada e retirado o material solto e compactado.
03. Proteção de Taludes
01. Proteção com Grama
Se o talude tiver menos de 60º com a horizontal será colocada uma camada de terra vegetal de 5 cm, após colocadas as placas de grama e socadas.
Se a inclinação for superior a 60º com a horizontal as placas de grama serão seguras com estacas de madeira.
02. Proteção com Lona Plástica
Quando a proteção for provisória poderá ser feita com lona plástica tipo terreiro a que seré devidamente amarrada ao solo para evitar problemas com o vento.
03. Proteção com Argamassa
Uma vez aplainada, compactada e varrida a superfície, se procederá a umidificação da terra e aplicar-se-á argamassa de cimento e areia, no traço 1.3 com espessura mínima de 3 cm cortada com a colher cada 50 cm A argamassa será protegida do sol e mantida úmida pelo menos durante 3 dias, após o que será pintada com cal e cimento branco (5 x 1).
04. Proteção com Asfalto
Uma vez aplainada, compactada e varrida a superfície se procederá a aplicação de emulsão asfáltica obedecendo as especifficações do fabricante.
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MUITO BOM O CONTEUDO.SE POSSIVEL GOSTARIA DE RECEBER EM MEU EMAIL,NOÇÕES DE CBUQ,CAUQ,TSD E LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS RODOVIARIOS.
ATT.EVANDRO.
gostaria de receber se possível no meu email,NOÇÕES DE CBUQ,CAUQ,TSD E LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS RODOVIARIOS
por favor gostaria que me mandassem ,se tivessem disponivel ,algum material com noções de CBUQ,CAUQ,TSD,TSS,TST e Leitura e Interpretação
de projetos rodoviários..
Desde já agradeço
Olá tudo bom. Gostaria que me mandassem ,se tivessem disponivel ,algum material com noções de CBUQ,CAUQ,TSD,TSS,TST e Leitura e Interpretação
de projetos rodoviários. obrigado pela atenção BOM DIA…
Gostaria de receber, por e-mail, conteúdo sobre Noções de CBUQ, CAUQ, TSD, TSS e TST; Leitura e interpretação de projetos rodoviários; e sobre Normas de Segurança.
muito bom o conteudo apresentado, se pudesse Gostaria de receber, por e-mail, conteúdo sobre Noções de CBUQ, CAUQ, TSD, TSS e TST; Leitura e interpretação de projetos rodoviários; e sobre Normas de Segurança.
gostei muito por favor gostaria de receber no meu e-mail noçoes de CBUQ,CAUQ,TSD,TSS,TST e Leitura e Interpretação
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por favor gostaria que me mandassem ,se tivessem disponivel ,algum material com noções de CBUQ,CAUQ,TSD,TSS,TST e Leitura e Interpretação
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Desde já agradeço
por favor gostaria que me mandassem ,se tiverem disponivel, algum material com noções de CBUQ,CAUQ,TSD,TSS,TST e Leitura e Interpretação de projetos rodoviários. Preciso com urgência, ainda pra esta semana, pois vou prestar concurso público e não tenho essa matéria pra estudar.
Desde já agradeço
gostaria de receber mais informação sobre compactação de aterro e reaterro.
gostei muito por favor gostaria de receber em meu e-mail noçoes de CBUQ,CAUQ,TSD,TSS,TST e Leitura e Interpretação
de projetos rodoviários