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Terraplenagem: Normas Gerais ( continuação )

Compactação

01. Procedimento

Todas as áreas a  serem aterradas ou reaterradas, serão previamente compactadas ou escareadas, de acordo com a natureza do solo, para receberem a nova camada de terra.

A terra a ser usada, da mesma origem do existente (reposta) ou de outra procedência, terá boa qualidade  e será livre de matérias orgânicas ou vegetais.

1.    Os aterros e/ou reaterros, independentemente de sua área e volume,  serão executadas em camadas com espessura máxima de 20  cm de terra em polada.

Cada camada cobrirá uniformemente toda a área, após o que se iniciará a compactação. Os trabalhos serão feitos camada por camada, estando o material na umidade ótima correspondente ao ensaio de compactação, admitindo-se uma variação desta umidade numa faixa estabelecida em função das características dos materiais.

2.     Quando os aterros e/ou reaterros forem executados junto a prédios, vizinhos, muro de arrimo, cortinas de concreto ou taludes existentes, a compactação deverá ser feita por processo que evite fortes vibrações que ocasionarão abalos ou solapamentos nos prédios vizinhos ou terrenos  limítrofes.

3.     Quando houver escoamento provisório, a remoção das escoras acompanhará o desenvolvimento progressivo da compactação.

4.     Após a conclusão destes serviços não poderá haver depressões ou ondulações. A área em todo a sua extensão, será plana, acompanhando o nível atual do terreno, em caso do reaterro ou atenderá às novas cotas altimétricas, quando se tratar de aterro.

5.     Em qualquer das circunstâncias, a compactação deverá atingir 95% de grau de compactação em relação ao ensaio do Proctor Normal. Para confirmação da observância desta forma, a Fiscalização recolherá amostras e procederá aos testes necessários.

6.     Somente será aceita a compactação mecânica, independentemente do volume ou dimensões da área de aterro ou reaterro.


02.    Controle Tecnológico

O número de ensaios será o necessário e suficiente para permitir um controle estatístico das características geotécnicas do material compactado. Serão  realizados no mínimo os ensaios geotécnicos recomendados pela ABNT.

Os taludes serão protegidos com canaletas para evitar a descida de águas pluviais e consequente erosão.

Após lograda sua inclinação definitiva, a superfície será aplainada e retirado o material solto e compactado.

03.  Proteção de Taludes
01. Proteção com Grama

Se o talude tiver menos de 60º com a horizontal será colocada uma camada de terra vegetal de 5 cm, após colocadas as placas de grama e socadas.

Se a inclinação for superior a 60º com a horizontal as placas de grama serão seguras com estacas de madeira.

02.    Proteção com Lona Plástica

Quando a proteção for provisória poderá ser feita com lona plástica tipo terreiro a que seré devidamente amarrada ao solo para evitar problemas com o vento.

03.    Proteção com Argamassa

Uma vez aplainada, compactada e varrida a superfície, se procederá a umidificação da terra e aplicar-se-á argamassa de cimento e areia, no traço 1.3 com espessura mínima de 3 cm cortada com a colher cada 50 cm A argamassa será protegida do sol e mantida úmida pelo menos durante 3 dias, após o que será pintada com cal e  cimento branco (5 x 1).

04.    Proteção com Asfalto

Uma vez aplainada, compactada e varrida a superfície se procederá a aplicação de emulsão asfáltica obedecendo as especifficações do fabricante.

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12 Comentários
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  1. Respostas
    Evandro Fernandes Batista 10/07/2010 as 19:42

    MUITO BOM O CONTEUDO.SE POSSIVEL GOSTARIA DE RECEBER EM MEU EMAIL,NOÇÕES DE CBUQ,CAUQ,TSD E LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS RODOVIARIOS.
    ATT.EVANDRO.

  2. gostaria de receber se possível no meu email,NOÇÕES DE CBUQ,CAUQ,TSD E LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS RODOVIARIOS

  3. por favor gostaria que me mandassem ,se tivessem disponivel ,algum material com noções de CBUQ,CAUQ,TSD,TSS,TST e Leitura e Interpretação
    de projetos rodoviários..
    Desde já agradeço

  4. Olá tudo bom. Gostaria que me mandassem ,se tivessem disponivel ,algum material com noções de CBUQ,CAUQ,TSD,TSS,TST e Leitura e Interpretação
    de projetos rodoviários. obrigado pela atenção BOM DIA…

  5. Respostas
    Lindomar F. Cardoso 03/08/2010 as 10:52

    Gostaria de receber, por e-mail, conteúdo sobre Noções de CBUQ, CAUQ, TSD, TSS e TST; Leitura e interpretação de projetos rodoviários; e sobre Normas de Segurança.

  6. Respostas
    Bionison V. Leite 03/08/2010 as 18:19

    muito bom o conteudo apresentado, se pudesse Gostaria de receber, por e-mail, conteúdo sobre Noções de CBUQ, CAUQ, TSD, TSS e TST; Leitura e interpretação de projetos rodoviários; e sobre Normas de Segurança.

  7. gostei muito por favor gostaria de receber no meu e-mail noçoes de CBUQ,CAUQ,TSD,TSS,TST e Leitura e Interpretação
    de projetos rodoviários.

  8. gostei muito por favor gostaria de receber em meu e-mail noçoes de CBUQ,CAUQ,TSD,TSS,TST e Leitura e Interpretação
    de projetos rodoviários.

  9. por favor gostaria que me mandassem ,se tivessem disponivel ,algum material com noções de CBUQ,CAUQ,TSD,TSS,TST e Leitura e Interpretação
    de projetos rodoviários..
    Desde já agradeço

  10. Respostas
    Francisco Ozamir Dantas 20/08/2010 as 18:13

    por favor gostaria que me mandassem ,se tiverem disponivel, algum material com noções de CBUQ,CAUQ,TSD,TSS,TST e Leitura e Interpretação de projetos rodoviários. Preciso com urgência, ainda pra esta semana, pois vou prestar concurso público e não tenho essa matéria pra estudar.

    Desde já agradeço

  11. gostaria de receber mais informação sobre compactação de aterro e reaterro.

  12. gostei muito por favor gostaria de receber em meu e-mail noçoes de CBUQ,CAUQ,TSD,TSS,TST e Leitura e Interpretação
    de projetos rodoviários

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