Segurança e sustentabilidade com automação residencial

by Redação Reforma Fácil | 4 de maio de 2011 11:49


Iluminação, climatização, câmeras de segurança, alarmes… Quem dispensaria uma vida mais prática e deixaria de oferecer mais segurança à família?

No projeto Residência Sustentável, os profissionais de automação residencial José Roberto Muratori e Virgínia Rodrigues, da Marbie Systems, têm a proposta de demonstrar os recursos disponíveis no mercado como sensores, medidores de energia, redes sem fio, aplicados no dia-a-dia em uma residência de maneira eficiente e com impacto na melhoria da qualidade de vida dos futuros moradores.

“Automação residencial é a aplicação das tecnologias existentes para melhorar a qualidade de vida do usuário, facilitando e tornando automáticas algumas tarefas básicas da residência, visando o conforto, segurança e economia do usuário”, explica Virgínia. Assim, entre as novidades deste projeto, estão a integração IP, por meio de rede sem fio, permitindo que os moradores possam acessar informações do imóvel pelo iPhone ou iPad, por exemplo, tornando mais dinâmico o monitoramento de determinadas situações, como crianças e idosos.

A programação dos cenários irá contemplar a irrigação por meio de sensores, definindo a necessidade ou não de regar as plantas. Bem como, o acionamento dos aparelhos de ar condicionado, persianas e iluminação a partir de um perfil de consumo definido, para evitar desperdício.

 

Source URL: https://reformafacil.com.br/servicos/seguranca-e-sustentabilidade-com-automacao-residencial/