Arthur Casas Assina O Projeto Do C-House Em Chicago

Arthur Casas Assina O Projeto Do C-House Em Chicago
julho 28 20:33 2008 Imprimir Este artigo

arthurcasas

Para uma gastronomia marcada pelo minimalismo sueco, uma arquitetura igualmente simples e leve. Essa é a proposta de Arthur Casas para o restaurante C-House, recém-inaugurado em Chicago (EUA). O C-House é o mais novo empreendimento do chef sueco Marcus Samuelsson e o seu primeiro restaurante especializado em peixes e frutos do mar. De origem etíope, criado na Suécia e radicado nos EUA, Samuelsson foi considerado por duas vezes o melhor chef de Nova York, segundo o James Beard Award, o Oscar da gastronomia americana. Ele é co-proprietário dos badalados Aquavit (cozinha escandinava), Riingo (culinária japonesa) e Merkato 55 (cozinha africana), todos em Nova York.

c house

Em uma área de 268 m2, o projeto de Arthur Casas tem clima náutico, inspirado pela organização e delicadeza da gastronomia de Samuelsson. Arthur alia simplicidade e sofisticação, ao trabalhar com elementos rústicos e materiais orgânicos. O espaço compõe um amplo bar, de preparação de peixes crus, sashimis e marinados, de onde os visitantes podem sentar e acompanhar o preparo. A cozinha é aberta, localizada atrás do bar, e pode ser vista de vários pontos do restaurante. A adega exposta, que funciona como uma divisória entre o restaurante e o lobby do hotel (com 150m2), o painel de cobre, as luminárias hi-tech do inglês Tom Dixon e a mesa comunitária que liga o lounge ao restaurante são outros destaques do projeto. No isolado lounge, localizado no piso superior, será oferecido um menu especial em um ambiente descontraído. Fotos de Ancar Barcalla, em suas aventuras pelo Oceano Atlântico a bordo de um barco de 35 pés, permeiam o ambiente e reforçam o sabor náutico do projeto.
“A idéia foi desenhar um restaurante chique e, ao mesmo tempo, despretensioso, com o uso de materiais naturais e tapeçaria. Marcus Samuelsson adora o Brasil e me convidou para fazer esse trabalho, por acreditar que nós, brasileiros, temos essa capacidade de harmonizar os opostos”, explica Arthur Casas. Com escritório em Nova York, Arthur assina vários projetos nos EUA. Sua obra mais conhecida é o World Bar, no edifício de Donald Trump, na 1st Avenue, em Nova York.

O chef inaugura o C-House em sociedade com o Townhouse Restaurant Group. O restaurante fica no piso térreo do Affinia Chicago Hotel, localizado bem no centro cultural da cidade de Chicago. A proposta é oferecer um novo conceito no preparo de peixes e frutos do mar, dos crus aos grelhados. O chef também será responsável pelo serviço de catering do hotel.

Sobre Marcus Samuelsson:

Chef e co-proprietário dos badalados Aquavit, Riingo e Merkato 55 em Nova York. Nascido na Etiópia, após a morte dos pais, foi adotado por um casal sueco de Göteborg. Na nova cidade, teve a oportunidade de crescer na profissão, estimulado pela avó que era cozinheira profissional. Estudou no Instituto Culinário local e trabalhava em restaurantes à noite. Depois de estágios na Suíça e Áustria, teve seu primeiro contato com o restaurante Aquavit, de Hakan Swahn, que então lutava para estabelecer a identidade da cozinha escandinava nos EUA. Com 37 anos, é o mais jovem chef a receber por duas vezes as cobiçadas três estrelas da crítica do The New York Times e por duas vezes o título de melhor chef de Nova York pela James Beard Foundation, evento considerado, pela importância e pelo ritual da entrega, o Oscar da gastronomia americana.

Sobre Arthur Casas:

Formado pela Universidade Mackenzie de São Paulo em 1983, e com escritórios em São Paulo e Nova York, já realizou centenas de projetos. Da arquitetura ao design de mobiliário, sua obra é marcada pela limpeza e organização dos espaços, materiais naturais, muita transparência e luz, aliando elegância e inteligência. Arthur Casas assina alguns dos endereços mais badalados de São Paulo, como lojas (Alexandre Herchcovitch, Sacada, Huis Clos, Reinaldo Lourenço, Zeferino, Ornare), restaurantes (Cantaloup, Charlô, Kosushi) e o Hotel Emiliano. Tem projetos em Nova York, Paris e Tóquio. É autor do livro “São Paulo na Arquitetura de Arthur Casas” (Editora Décor, 2007). Ganhou o Red Dot Award 2008, prêmio alemão de excelência em design, pela linha criada para a empresa g aúcha Riva.

arthur Casas: www.arthurcasas.com.br

Affinia Chicago Hotel
C-House Restaurant
www.c-houserestaurant.com
166 E. Superior Street
Chicago, IL 60611
T: 312.523.0923

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.