Capitonado ou capitonê: revestimento clássico para sua decoração

Capitonado ou capitonê: revestimento clássico para sua decoração
dezembro 23 10:00 2012 Imprimir Este artigo

Já ouviu falar em capitonado ou capitonê? Pois é uma técnica que utiliza o trabalho manual com predominância de botões e pregas costuradas em tecidos para criar um estilo romântico com desenhos geométricos que podem variar de quadrados a losangos e muito conhecido pelo famoso sofá Chesterfield.

Surgiu em 1840 e foi resgatada em 1929, mas atualmente está com tudo na decoração e é uma ótima opção para revestimentos, produzindo um estilo clássico e criando peças diferentes com apenas alguns detalhes da técnica em um objeto.

As profissionais da VS Design dizem que a vantagem da peça capitonada é que pode ser utilizada em diversos ambientes dando um ares diferente ao local, podendo também variar do mais clássico até o mais arrojado.

Os tecidos utilizados podem ser dos mais finos e sofisticados para deixar a peça formal e elegante. Para deixar algo mais alegre, invista em tecidos que lembrem esta emoção e sejam mais despojados.

Poltrona Barcelona, de Estela Netto

Poltrona Barcelona, por Estela Netto (Foto: Divulgação)

Entre a variedade de tecidos utilizados estão o couro, seda e veludo, sendo que o acabamento em couro sempre fica marcado e superior. Já os materiais onde pode ser feito a aplicação do capitonê ou capitonado variam bastante e não se apegam somente a uma poltrona ou sofá, mas chegam a um puff, cabeceira da cama, almofada, painel de parede e até mesmo bolsas.

Puff catonado, da VS Design

Puff capitonado, da VS Design (Foto: Divulgação)

Um puff capitonado em vermelho veludo, por exemplo fica lindo com peças mais clássicas que se misturam a alegria do vermelho. Assim, a sala deixa de ter aquele ar sisudo e as almofadas ainda podem combinar com o ambiente se o sofá for neutro.

A ideia é sempre misturar o clássico com o moderno e criar um ambiente harmônico com a técnica de capitonado ou capitonê de acordo com o estilo que você desejar.

  Tags desta publicação:
  Categorias:
veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
  1. marcia fanaia
    outubro 21, 15:29 #1 marcia fanaia

    Aonde encontro esse puff para compra,sou do Rio de Janeiro e aqui estou com dificuldades de encontrar

    Responder este comentário
  2. marcia fanaia
    outubro 21, 15:30 #2 marcia fanaia

    onde encontro para venda esse puff no Rio de Janeiro?

    Responder este comentário

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.