Iluminação, Luz para toda hora

Iluminação, Luz para toda hora
janeiro 11 19:24 2009 Imprimir Este artigo

lugar certo

projeto Aline Pignaton

Iluminação, Luz para toda hora.   Iluminar um ambiente vai bem além de colocar uma lâmpada no teto. O tipo de lâmpada, sua cor e o efeito que pode criar são variáveis que devem ser exploradas de forma inteligente. Como resultado, você vai ver cômodos e decoração mais valorizados.


A arquiteta e especialista em iluminação Aline Pignaton diz que, para um projeto de iluminação ser bom, é preciso observar o tipo de atividade que será desenvolvida em cada espaço e até a idade do usuário.“Com o decorrer dos anos, a gente tem aumento da deficiência visual. Em locais com pessoas idosas, os desníveis e degraus devem ser iluminados”.

O ideal é queo projeto luminotécnico seja concebido junto com o projeto de arquitetura e de design de interiores, para obter maior quantidade de luz natural nos ambientes mas sem insolação e o calor excessivos.

As luzes naturais e artificiais, e os sistemas de sombreamento não podem ser considerados separadamente, porque uma afeta o uso do outro.

DIRETO AO PONTO

Comece a observar sua sala de estar. Se algo incomoda e faz com que você fique pouco tempo nesse cômodo, a causa pode ser uma iluminação cansativa. “Busque o conforto visual. Numa sala de estar e de jantar o morador deve enxergar bem a mesa. Aposte na iluminação difusa, com num pendente no
centro da mesa”, orienta Aline.

Destaque os materiais, cores e adornos, com uma luz direcionada. Nas salas de TV o nível de iluminação não pode ser muito alto. “O melhor é utilizar iluminação dimerizada, ou seja, cuja intensidade pode ser controlada. Se for usar luminária, certifique-se de que ela não ofusque a tela da TV”, explica.

fonte: http://www.gazeta.lugarcerto.com.br

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário