Basílica de Nossa Senhora Aparecida ganha novos vitrais

Basílica de Nossa Senhora Aparecida ganha novos vitrais
maio 18 13:14 2010 Imprimir Este artigo

O artista plástico Claudio Pastro está desenvolvendo novos vitrais para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, a 185 km de São Paulo. Projetados pela Geukas Vitrais, as grandes janelas estão localizadas nas naves Norte, Sul, Leste e Oeste, sobre os Pórticos de entrada.

Os vitrais coloridos medem  em cada nave 350 m², são quatro com tamanho total de 1400 m².  “É um trabalho grandioso, pois as janelas são compostas por vigas e colunas de concreto, formando quadros de aproximadamente 2,40 m x 2,40 m cada um. Os vitrais estão sendo feitos para valorizar o ambiente com seu efeito decorativo, artístico e espiritual já que cada nave possui um significado  que incide diretamente sobre o altar”, comenta Frederik Hendrik  Antonius Geuer, da Geukas Vitrais.

No projeto de vitrais está sendo instalado vidros coloridos importados, com espessura de 3 mm a 6 mm (especiais).   “O estilo do projeto é moderno, diferenciando-se dos antigos vitrais sacros. As cores são variadas, nas naves serão seis tons de azul misturados do alto a baixo, com efeito de um imenso caleidoscópio. Na parte central  variações de Rosácea com intenção simbólica. Na nave Norte Rosácea de vidro na cor vermelha tem círculo de cor amarelo ouro para laranja. Partindo do centro, vidros vermelhos lembram as Chagas do Cristo. Na nave Sul Rosácea de vidro tem círculo de vários tons de azul claro. Já a nave Leste Rosácea apresenta círculo de tons turquesa, pois faz referência aos painéis dos evangelhos da ressurreição. O vitral da nave Oeste Rosácea de vidro com círculo de tons lilás remete aos painéis da paixão e morte de Cristo”, descreve Frederik.

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
  1. José da Silva
    maio 18, 21:49 #1 José da Silva

    Quanta imprecisão! Valei-me Nossa Senhora Aparecida!!!

    Responder este comentário
  2. José da Silva
    maio 18, 21:50 #2 José da Silva

    Quem escreveu esse artigo precisa de mais informação… desse jeito até parece que a Geukas está construindo a basílica.

    Responder este comentário

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.