Antes de escolher o gramado é importante conhecer os diversos tipos existentes e, principalmente, optar pela espécie que se adapta melhor tanto em condições de solo e tempo, quanto no que se refere à manutenção;
A grama São Carlos possui folhas largas, lisas e sem pêlos, é de cor verde intensa, se desenvolve tanto no sol, como em locais semi sombreados, úmidos ou rochosos, ideal para climas quentes e frios, mas se desenvolve de forma acentuada no verão.
A grama Batatais possui folhas estreitas, de cor verde claro, geralmente duras e ligeiramente pilosa, resiste bem as secas e pisoteio, evita a ação da erosão e forma gramados densos e baixos, apesar da resistência, a grama Batatais precisa de muito sol.
A grama Bermudas é caracterizada por folhas estreitas, de crescimento rápido e cor verde viva, o mais curioso é que, apesar de ser muito macia, regenera-se rapidamente, indicada para barrancos, locais pedregosos, playgrounds, campo de futebol, golfe, pólo, tênis e etc.
A grama Santo Agostinho é nativa da flora litorânea brasileira, com folhas de largura e comprimento médios. Lisa e sem pêlos, de um verde ligeiramente claro. Resistente às secas, geadas, pragas e doenças.
A grama Preta é também conhecida por grama Japonesa ou Pêlo de Urso, caracteriza-se por folhas lineares, finas, verde-escuras e recurvadas. Não necessita corte, porém seu cultivo deve ser feito em terra enriquecida com húmus, de boa drenagem e irrigada frequentemente.
A produção da Granoto Gramas está localizada em Itapetininga e Capela do Alto – SP, regiões consideradas as mais propícias do Brasil, para o plantio de grama devido às condições climáticas e principalmente, à qualidade de solo.