Plantas carnívoras são plantas entomógafas com a habilidade de capturar insetos e animais e, através de enzimas digestivas, extrair compostos nitrogenados para seu próprio aproveitamento. São normalmente habitantes de solos pobres e encharcados, com pouca disponibilidade de nitratos (essenciais para a síntese da molécula de clorofila), dependendo assim do nitrogênio contido nas proteínas dos animais.
Existem quatro famílias principais de plantas carnívoras: Sarraceniaceae, Nepenthaceae, Droseraceae e Lentibulariaceae. Abaixo você verá algumas dicas e curiosidades sobre o cultivo e o plantio de espécies das família de carnívoras mais comuns:
Nepenthes (Nepenthes albomarginata) – espécie de planta carnívora que vive no sudeste asiático e na Oceania, é bem seletiva em suas refeições, possui até uma tática para atrair o cupim, que vêem a planta como comida e começam a saboreá-la, quando menos esperam ela os devora, chega a comer mais de seis mil cupins por hora! se adapta à meia-sombra: gosta de local sem sol direto, mas com muita luminosidade. R ecomenda-se regá-la de duas a três vezes por semana. Embora existam controvérsias, alguns cultivadores indicam uma adubação mensal com uma mistura de farinha de osso com torta de mamona;
Drosera – possuem folhas dispostas em roseta, cobertas por pêlos glandulares coloridos, que secretam uma substância pegajosa na forma de pequenas gotículas brilhantes parecido com cola que cobre suas folhas e atrai os insetos pelo do seu odor. Estas gotículas atraem insetos com seu brilho, e estes animais, ao pousarem, ficam irremediavelmente presos às folhas,e ao tentarem se escapar destas,ficam presas em mais pelos, algumas enrolam suas folhas sobre o inseto para ter maior superfície em contato com o mesmo, sendo que estando este preso, imediatamente começa,a planta, a secretar suas enzimas.
Os cuidados são os mesmos recomendados para as dionéias, resumindo-se em muita luz, calor e umidade. Não há necessidade de adubações. As dróseras se multiplicam com muita facilidade por meio de sementes que se soltam quase o ano todo. Só é necessário colocar as mudas novas em outros vasos preparados com o substrato;
Sarracênias – Os cuidados são os mesmos recomendados para as dionéias e dróseras. Não há necessidade de adubações. As sarracênias multiplicam-se por meio da divisão de touceiras. A nova muda deve ser plantada num vaso pequeno preparado com o substrato.
A Carnívora Shopping é uma loja de comércio eletrônico especializada em plantas carnívoras, oferece dicas de plantio e cuidados, sementes, vasos, jardineiras e substratos especiais para cada espécie desta planta exótica e diferente.
Amoooo a minha carnivoraa,,, sempre caço pra ela, e o que mais gosto nela, é qdo ofereco um inseto e ela educadamnete aceita, mas no outro dia se nao for do seu gosto ela se abre dizendo q nao gostou do cardapio, linda ne!