A lona é um tecido feito geralmente de algodão de uso intensivo utilizado proteger cargas, produtos perecíveis e na confecção de velas, tendas, toldos, mochilas e outros produtos onde a resistência seja necessária. Ela difere de outros tecidos pesados de algodão como a sarja, pela forma com que é tecida. A lona tem uma trama muito simples: o fio da contextura simplesmente passa sobre um fio da urdidura e sob o próximo (o fio da contextura para a sarja passa sobre um e sob dois e cada fio da contextura move o padrão um fio para cima; o resultado é um padrão diagonal que pode ser observado no tecido usado para “jeans”). A lona se apresenta em dois tipos básicos: comum e grossa.
Agora as lonas também vestem a casa: com uma variada gama de cores, este revestimento traz um ar despojado para estofados e até paredes, além de marcar presença em objetos de decoração. E no caso do tecido reciclado de caminhão, além das vantagens financeiras e eco sustentáveis, ja vem desgastada e com manchas, sendo um tipo de revestimento perfeito para quem tem crianças.
O divã Barbapapa do artista plástico Marcelo Fonseca, foi inspirado no personagem do desenho animado da década de setenta, famoso por assumir variadas formas, conta com o design arrojado somado à informalidade da lona, durável e nobre em sua simplicidade, deixando evidente o desgaste do tempo. Sinônimo de conforto e resitência. À venda na Artefacto.