A arquiteta Carla Dichy, de São Paulo, SP, reformou o apartamento de um jovem casal, que deseja ter a sala integrada e novos revestimentos nos pisos e mobiliário. Feito em etapas, o antigo estilo clássico deu lugar ao contemporâneo.
Segundo a arquiteta, o primeiro passo foi mexer na arquitetura. Em seguida, foi feita a decoração da área social e, por último, da área íntima. “A ideia foi recriar o espaço sem mexer na estrutura. O foco ficou por conta dos acabamentos, como a criação de moldura de gesso no teto, a troca de portas e fechaduras, a criação de cortineiros, a reestruturação da iluminação e o aprimoramento da pintura existente”, comenta. O apartamento recebeu cores neutras por serem mais serenas e suaves, já que os proprietários desejam usar acessórios e obras de arte. O piso de mármore travertino de cor clara foi mantido.
Outro destaque do projeto foi aproveitar o mobiliário existente. Os sofás e as cadeiras da sala de jantar receberam novo revestimento. A poltrona Barcelona ganhou um novo estofamento e as mesas laterais da sala de estar foram laqueadas de branco. Na galeria de entrada, as poltronas listradas ficaram modernas com uma estrutura de madeira, também de laca branca.
A arquiteta se concentrou para deixar o living amplo com ambiente único, separado apenas pelas interferências da arquitetura original intrínsecas à sala, como o rebaixo do estar em relação ao resto do ambiente. “O tapete que envolve os móveis do estar também tem papel importantíssimo na demarcação, além de criar um ar mais aconchegante.”