O arquiteto Adelmo Santiago Ramos, do escritório ASR Arquitetura Lighting Design, de São Paulo, está apostando em um novo público: projetos para espaços reduzidos.
Segundo Ramos, o mercado deve seguir a tendência de apartamentos cada vez menores, que necessitam de planejamento adequado para se morar bem. Pensando nisso, ele criou uma maneira nova de trabalhar com seus clientes, desenvolvendo o projeto por consulta. Ele vai até o cliente ou vice-versa e enxerga suas necessidades; com esses dados e a planta do imóvel em mãos, ele monta um ‘diagnóstico’ de acordo com o perfil do cliente, e cobra suas horas de trabalho como se fosse uma consulta médica. “É claro que cada caso é um caso, mas na maioria das vezes, do desenvolvimento até a aprovação, não passam de duas ou três consultas” declara o arquiteto.
Esse novo modelo de negócio tem atraído vários tipos de público, com diferentes padrões de exigência. Um caso recente foi de um casal de Atibaia, interior de São Paulo, que soube dessa nova proposta e marcou com o profissional um encontro. O trabalho foi desenvolvido e, em duas visitas, incluindo uma ida a uma loja especializada de lustres. “Acredito que o mercado muda constantemente e nós, como profissionais liberais, devemos estabelecer formas de também atender satisfatoriamente a essas demandas que vão surgindo”, afirma o arquiteto.