Os ladrilhos hidráulicos são um clássico da arquitetura de interiores e dão ao ambiente um aspecto sofisticado. Os clientes podem optar por desenhos e cores específicas, pois os ladrilhos são artesanais e podem ser feitos sob encomenda.Derivação dos mosaicos bizantinos, os ladrilhos hidráulicos foram utilizados à exaustão na Europa antes de chegar a São Paulo, no início do século passado, pelas mãos de imigrantes italianos.
Foto: Brasil Imperial
Na época, o material aqui fabricado, pouco decorativo, era destinado às casas mais populares. Já as peças vindas de Portugal, da França e da Bélgica, belas e sofisticadas, enfeitavam os pisos das casas de fazendeiros, de museus ou da entrada de prédios chiques. Eles são, realmente, a marca de uma época.
Foto: Brasil Imperial
Hoje, eles estão de volta, resgatado pela tendência retrô que valoriza elementos do passado na decoração.
Quase um século depois, sua produção artesanal continua a mesma. Utiliza, inclusive, as fôrmas de bronze originais trazidas da Europa.
Foto: Brasil Imperial
A aplicação do ladrilho hidráulico pode ser feita em conjunto com outros materiais, como cimento queimado com pó de mármore ou madeira.
A receita: as tintas são despejadas no molde, que depois é desformado. Na seqüência, ganha camadas de pó secante e cimento úmido. Depois de prensada, a peça é levada ao descanso por 24 horas, seguida de imersão em água.
Conheça o processo de fabricação dos ladrilhos hidráulicos: