Muita gente acredita que decorar a casa é um luxo que não cabe no orçamento. A boa notícia é que existem várias opções para deixar o lar criativo, chique e, o melhor, gastando pouco.
Segundo a designer de interiores Carla Fontoura, a grande procura por uma decoração mais acessível se deve ao boom imobiliário, que gerou um número significativo de consumidores que adquiriram a casa própria. Após a realização deste sonho, vem o segundo passo: deixar a casa mais bonita: “As pessoas querem ter o lar mais aconchegante de forma a valorizar o empreendimento. Isso é possível quando o profissional consegue descobrir produtos de design e qualidade para ambientar os espaços”, destaca.
Contudo, como fazer para não errar na hora de decorar a casa e ainda gastar pouco dinheiro? A resposta é simples. A contratação de um profissional da área é indispensável! E isso não significa gastar mais, pelo contrário, é o arquiteto ou designer que vai desenvolver um projeto a um custo menor, além de avaliar as prioridades e o que exatamente deve ser feito. Segundo Carla, é este o atual objetivo dos profissionais: “Tornar a decoração acessível e realizável.”
Para que isso seja possível é necessário customizar móveis e objetos. Outra opção é mudar o layout dos móveis, a fim de proporcionar novos ares ao ambiente, sugerem Ana Karina Chaves e Klazina Norden, da AKinteriores. Porém, a grande sacada é garimpar peças como confirmam as profissionais: “Buscar objetos em feiras, mercados e antiquários usando a criatividade e bom gosto alivia no orçamento do projeto, além de conferir originalidade”.
Garimpar coisas baratas e de bom gosto é justamente o objetivo da Casa de Carlota. Idealizado por Carla Fontoura e pela empresária Daniela Guide, o projeto tem a finalidade de mostrar que se pode decorar a casa sem ter que investir muito. A cada ano, o projeto intinerante comercializa um produto diferente. Este ano, a Casa de Carlota estará na mostra Morar Mais por Menos, que acontece na antiga Maternidade Hilda Brandão de 17 de agosto a 02 de outubro, e terá as cadeiras como produto destaque. Os consumidores encontrarão peças com até 40% de desconto. A venda a um preço mais baixo ao mercado é possível graças a uma parceria com a Elemento, a primeira importadora de cadeiras do Brasil a ter certificação ISO 9001.
Esta é a tendência: garimpar produtos como a Casa de Carlota e dar novos usos a velhos itens como garrafas, que podem se transformar em luminárias; caixas de vinho, que podem virar um revisteiro; e paletes, que com imaginação e técnica se transformam em base para sofá ou cama. As dicas são da AKinteriores. Desta forma, ambientes se convertem em espaços chiques. O chique que cabe no bolso.