A sustentabilidade é um assunto muito importante nos dias atuais e deve ser levado em conta também no momento de construir ou reformar um imóvel. São pequenos gestos e escolhas que podem transformar um ambiente comum em um local ecologicamente correto. Já pensou em ter uma casa sustentável sem gastar muito? Veja como é possível!
O grande problema da falta de projetos residenciais sustentáveis é que muitas pessoas acreditam que precisam gastar muito para investir nesta parte, mas é possível colaborar com o meio ambiente e não precisar gastar muito. Não são somente os grandes empreendimentos que possuem potencial para colaborar com o meio ambiente, mas cada um pode fazer a sua parte através de medidas simples.
O tripé da sustentabilidade está na busca de soluções que sejam econômicas, facilitem o bem-estar social e colaborem com o meio ambiente. O arquiteto e CEO do EB-A (Espaço Brasileiro de Arquitetura), Gláucio Gonçalves, diz que vale a pena investir de 5% a 6% a mais em seus projetos de construção civil e reduzir tanto os impactos com o meio ambiente como economizar futuramente com as despesas fixas. Ou seja, não é preciso gastar muito para entrar nesta causa.
Há algumas atitudes simples que colaboram com o meio ambiente e fazem a diferença em relação aos gastos de casa. Veja exemplos para se inspirar:
- Prefira utilizar ventilador ao invés de ar condicionado;
- Não deixe vazamentos em casa. Conserte-os rapidamente com diversas soluções simples que podemos encontrar no mercado;
- Durante uma reforma, procure reutilizar ao máximo o que ainda for possível para evitar desperdícios desnecessários e também diminuir os entulhos;
- Instale luzes com sensores de presença ou lembre-se sempre de apagá-las quando não estiver mais no ambiente. A luz branca é sempre a melhor escolha, pois gasta menos energia;
- Compre materiais de construção que possuam qualidade, pois esta economia momentânea poderá trazer diversos prejuízos no futuro;
- Invista na restauração de móveis antigos;
- Compre eletrodomésticos com selo A do Procel, pois são mais econômicos em relação ao gasto de energia;
- Evite ao máximo abrir a geladeira a todo o momento e não guarde alimentos quentes dentro dela, pois gastará mais energia.
Estas são apenas algumas dicas e sugestões para colaborar com o meio ambiente e ainda economizar, mas há diversas adaptações em seu projeto de reforma ou construção que ajudam neste fator.
Glauco Gonçalves, arquiteto e CEO do EB-A (Espaço Brasileiro de Arquitetura) possui formação técnica pelo Liceu de Arte e Ofícios de São Paulo, e tem especialização em Planejamento de Empreendimentos Sustentáveis – ANAB Brasil. É professor de design interiores e presta consultoria para estudantes e profissionais de arquitetura e design de interiores.
O EB-A (Espaço Brasileiro de Arquitetura) é um espaço com projetos de arquitetura diferenciada e com aspectos de sustentabilidade. Atuante em todo o Brasil e na África, desenvolvendo projetos no ramo petrolífero.