Depois de conhecer alguns tipos de concretos e ver que são diferentes entre si, ainda há muitos outros tipos e características para conhecer e definir qual é o melhor para sua obra. Conheça mais sobre outros tipos, dando continuidade à lista:
6 – Concreto Armado
O nome já diz tudo: este tipo de concreto possui armações feitas com barras de aço em seu interior, deixando-o mais firme do que os convencionais e resistindo à compressão.
7 – Concreto Projetado
Este tipo é mais utilizado em paredes, pilares, revestimentos de túneis, contenção de encostas, etc. Sendo jogado em alta velocidade na superfície e aderindo a mesma devido à força do impacto (projeção).
8 – Concreto Rolado
Presente nas pavimentações urbanas e usado como sub-base, este concreto não funciona muito bem como os demais, e são utilizados pistas de aeroportos e rodovias. Devido ao baixo consumo de cimento, deve ser prensado por rolos (por isso o seu nome).
9 – Concreto Resfriado
O nome diz muito sobre esse tipo de concreto, pois sua temperatura de lançamento é reduzida adicionando gelo aos demais componentes. O gelo é moído e deve ficar em um caminhão frigorífico para manter a temperatura. O principal objetivo é reduzir as tensões térmicas, evitando fissuras e proporcionando resistência à compressão.
10 – Concreto Colorido
Com o nome já sugere, este concreto pode ter diversas cores, o que caracteriza seu principal diferencial. A cor é obtida com uma mistura de pigmentação feita pelo caminhão betoneira depois de já ter dosado os demais componentes.
Além das vantagens arquitetônicas por causa da variação de cor, facilita a separação de blocos por cor em uma obra grande, por exemplo. As cores duram e pode ser aplicado em vários locais, com destaque para os pisos, que ficam diferentes.
11 – Concreto Auto Adensável ou Fluído
Este concreto é feito com aditivos superplastificantes para serem fáceis de bombear e não deixarem de lado a resistência, durabilidade e homogeneidade. São úteis em lajes, vigas, estruturas pré-moldadas, peças densamente armadas, painéis arquitetônicos, entre outros lugares.
12 – Concreto Leve
Com peso reduzido, este tipo de concreto possui grande capacidade de isolamento térmico e acústico. Se um concreto normal possui massa de 2300 e 2500 kg/m³, o concreto leve tem somente 500 kg/m³. Mesmo com isolamento, vale dizer que a baixa densidade reflete em sua resistência.
13 – Concreto Pesado
Utiliza-se em sua composição materiais como hematita, magnetita e barita, dando o efeito pesado que origina seu nome. As massas deste concreto devem ser superiores a 2800 kg/m³ para suportar até radiações, sendo usado na construção de câmaras de raios-X, paredes de reatores atômicos, etc.
14 – Concreto Submerso
O nome vem devido sua aplicação ser feita com ajuda de estruturas submersas no mar ou em água doce. Conforme local a ser usado, pode precisar de cimentos especiais e outras composições, sendo necessário fazer uma análise antes.
15 – Concreto Celular
Um dos concretos leves, o celular é feito com adição de uma espuma especial. É utilizado em nivelamento de pisos, paredes, divisórias e também painéis pré-fabricados.
Estas foram as informações sobre mais alguns tipos de concretos descrevendo suas características e diferenças principais, mas há ainda outros tipos que é interessante conhecer. Fique atento, pois teremos a parte 3, onde abordaremos os últimos tipos.