Iluminação correta para cozinha. Espaço familiar e tradicional em toda casa, a cozinha é um ambiente que requer cuidados em seu planejamento e decoração. Por ser um local onde alimentos são preparados diariamente e pessoas circulam o tempo todo, alguns cuidados devem ser tomados como higienização, arejamento, controle da umidade e, consequentemente, uma boa iluminação e acabamento apropriado.
Iluminação correta para cozinha
Para que a cozinha fique iluminada na medida certa, a projetista da rede TendTudo, Danielly Profeta, indica o uso de um plafon com diversas lâmpadas incandescentes ou uma lâmpada fluorescente. Desta forma, a claridade será distribuída adequadamente. Lâmpadas dicroicas, por possuírem controle do facho de luz, podem dar um charme especial ao cômodo.
Em relação ao acabamento, é recomendado o uso de tintas de fácil lavagem e linhas com ação antibacteriana e anti-mofo. Caso sejam utilizados revestimentos cerâmicos, rejuntes anti-mofos ajudam a manter a limpeza entre as placas de cerâmica. Quanto as cores, a projetista também indica tons neutros para a cozinha para que o ambiente tenha uma aparência leve e harmônica.
Entre as cores de tintas e revestimentos que estão em destaque em 2013, além do tradicional branco, os tons róseos, marrom, pastel, verde e cinza podem criar um ótimo clima de aconchego e tranquilidade. Para cerâmicas, a projetista indica estas cores na versão esmaltada, o que permite maior facilidade de limpeza por possuir menor porosidade e absorção de umidade e sujeira.