Entrar | Inscreva-se

Tipos de Laminados e Indicações de Uso

Nesta matéria extraída do site Guia do Marceneiro, é ótima para qualquer pessoa aprender a diferenciar e entender sobre a produção de laminados, ajudando na hora da compra, instalação e manutenção.

laminado

Nesta matéria extraída do site Guia do Marceneiro, é ótima para qualquer pessoa aprender a diferenciar e entender sobre a produção de laminados, ajudando na hora da compra, instalação e manutenção.

Produzidos a partir da impregnação de materiais celulósicos com resina termo-estáveis, que formam um conjunto prensado por meio de calor e alta pressão, os laminados são encontrados no mercado em vários tipos. Esses revestimentos podem ser ou não incorporados às chapas na própria usina ou depois, na fase de transformação. Neste grupo temos os acabamentos melamínico de baixa pressão, mais conhecido com BP; Finish Foil (FF); PVC; lâmina de madeira natural; hot stamping ou laminado plástico AP, a famosa fórmica, um material sintético isolante
 O revestimento Finish Foil é produzido através da pintura de bobinas de papel com tintas apropriadas, pelo sistema de pintura em rotogravura ou flexogravura. Os tipos de papéis mais utilizados são o 60 g/m2 e o 30 g/m2 sobre os quais são aplicadas as tintas para produzir o padrão de cor desejado, reproduzindo o efeito madeirado ou simplesmente padrões unicolores. Em seguida o papel pintado recebe um acabamento intermediário (FF reenvernizável) ou recebe o acabamento final, neste caso são mais comuns os acabamentos acrílico-melamínico e o com cura UV.
 Baixa Pressão (BP):
 Neste processo o papel decorativo (melamínico) é prensado sobre o painel de MDF ou aglomerado, sem a utilização de cola. O papel melamíco de baixa pressão é estocado em ambiente climatizado, de forma a manter as propriedades da resina. Após a impregnação do papel com resina dá-se a montagem e o conjunto é levado a uma prensa plana na qual sofre os efeitos de temperatura e pressão, fundindo o papel ao painel, originando o revestimento BP
 Alta Pressão (AP):
 Os papéis utilizados para Alta Pressão são os mesmos que para BP, o que difere é que sob Alta Pressão o papel decorativo é prensado com temperatura e pressão superior, tendo entre ele e o painel várias folhas de papel Kraft, e é impregnado com resinas que dão maior resistência à umidade. Devido a esta característica, somada a maior resistência à abrasão e impactos, é empregado em cozinhas e banheiros.

pisolaminado

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Reforma Fácil
Logo
Shopping cart