Arquitetura de Interiores – Com um espaço gourmet homenageando pilotos e fãs do tema, arquiteta faz do preto uma cor aconchegante e traz o mundo da aviação para a cozinha. O evento B Gourmet dentro da Casa Cor 2009 tem como tema o Edifício Copan e lembra alguns dos seus ilustres moradores. Selecionada para trabalhar um dos espaços gourmets mais movimentados da exposição, a arquiteta Faride Elia criou o Bar do Aviador, em homenagem a um habitante que era apaixonado por aviação, passando a mensagem de uma pessoa que viajou o mundo todo e não poderia morar em outro lugar que não fosse o Copan, onde a mistura de identidades é sua principal característica.
No espaço, a criadora, que gosta de trabalhar com a idéia do não-óbvio, trouxe a cor preta para as paredes, substituindo os tradicionais tons pastéis e brancos. Apesar de inusitado, o ambiente não ficou pesado, devido ao equilíbrio entre os objetos somados aos detalhes feitos de materiais naturais e modernos. Uma trama sintética com motivo xadrez, tendo como referência as saias escocesas, foi feita especialmente para ela pela empresa Amazônia Móveis. Deixando o espaço com um ar de bar internacional. E o piso laminado, específico para áreas de alto tráfego, além de esquentar o local, deixou-o ainda mais acolhedor.
O que mais chama a atenção no ambiente é o balcão com tampo em formato de asa de avião, onde o chefe de cozinha literalmente pode “pilotar o fogão”. Pintado com tinta automotiva metálica, para dar maior realismo, projeto da arquiteta com a ajuda e execução do moveleiro Luiz Marcondes é palco de aulas de culinária, que acontecem todos os dias às 17 horas, com renomados chefs de cozinha.
Em uma das paredes do bar, encontra-se uma foto gigante tirada de dentro de um avião, sobrevoando os Andes, tiradas pelo fotógrafo Sergio Israel. Na cor sépia, que dá um efeito anos 50, a imagem remete ao interior de uma aeronave, para que os visitantes tenham a sensação de estar observando através da janela a asa e a paisagem, também resultado da idéia de trabalhar com o não-óbvio.
Ambientado através de parcerias, o projeto que celebra a paixão por aviões e viagens, contou com a ajuda da Força Aérea Brasileira (FAB/ PAMA SP), que emprestou gentilmente um legítimo macacão de aviador utilizado em vôos de caça.
Além disso, contou com os objetos top de linha da Brastemp e peças de acervos pessoais, como garrafas de cervejas do mundo todo , e coleção de pequenos aeromodelos , dando a impressão de serem souvenirs trazidos de viagens pelo aviador.Para Faride Elia, o que nunca pode faltar em seus projetos são formas de inserir a natureza de maneira elegante e sustentável. Na Casa Cor 2009 ela foi privilegiada com um tronco de uma árvore natural que fazia parte do stand, e teria que ser adaptado na decoração final. Tudo para humanizar o local.
Histórico
Admiradora de Niemeyer , Frank Lloyd Wright , entre outros e com gosto pelas combinações do retrô com o contemporâneo, a arquiteta Faride Elia. gosta de brincar com a imaginação. Com duas graduações pela Faculdade de Belas Artes de SP, em Decoração e Arquitetura, e atuando no setor desde os 16 anos, sempre buscando grandes soluções para os desafios de sua área, dirigindo idéias inovadoras com os temas mais complexos.
Há quatro anos com seu próprio escritório, esta profissional da arquitetura sempre se permitiu dar asas a sua criatividade, direcionando suas criações para os mais diversos contextos, respeitando sempre as necessidades e a personalidade de cada um de seus clientes.
www.farideelia.com.br (11) 3120-5605
fonte: Ralcoh comunicação
Magnífico! Essa palavra define muito bem essa decoração. Sou fascinado por aviação e nunca encontrei nenhum ambiente que retratasse esse hobby de forma tão inspiradora.
Parabéns!