O Barroco é um movimento proveniente da Itália, que vai da segunda metade do século XVI (1550) à primeira metade do século XVIII (1760), atingiu o auge em 1620, e seu ar pomposo, cheio de curvas, conquistou a Europa, principalmente os Países Baixos. Uma versão menos exuberante, mais classicista, originou o estilo Luis XVI.
Caracteriza-se por um estilo rebuscado, repleto de metáforas e antíteses e por uma volta às questões espirituais em oposição ao racionalismo renascentista.
Considerada uma época muito rica e exuberante, onde tinha-se móveis para tudo, ao contrário dos dias atuais, em que as pessoas moram em pequenos espaços, com a tendência à reduzir a quantidade de móveis. O correspondente do Barroco é o estilo colonial, na época do Brasil colônia.
A Casa Antigua desenvolveu uma linha de peças diferenciadas, que carregam a identidade brasileira, na concepção, no acabamento, nas ferragens e adornos. E são produzidas com a reutilização de madeiras-de-lei de antigas fazendas, presente em diversos produtos como armários, artesanato, balcões, bares, baús, cômodas, criados-mudos, mesas, escrivaninhas, e objetos de decoração, todos em estilo barroco.