Ideal para reunir a família e amigos, a sala tem de ser convidativa, aconchegante e ter áreas livres para a circulação dos moradores. Confira algumas dicas para deixar o espaço acolhedor.
Acima, a decoradora Debora Aguiar criou um canto para assistir tevê na sala integrada.
O arquiteto Marcelo Rosset delimitou o espaço da sala com o sofá.
O primeiro passo ao decorar o local é escolher as cores que darão vida à sala de estar. O branco cria um efeito visual intenso e amplo, principalmente se for aplicado nos sofás, móveis e em outros elementos. Os tons vivos, como o laranja, o amarelo e o azul forte, podem ser usados como detalhes. Você pode também escolher apenas uma parede e pintar com uma cor diferente.
Preste atenção na distribuição dos móveis. Os ambientes devem ser integrados para que haja um maior aproveitamento do espaço. Escolha um mobiliário confortável, como sofás, cadeiras e mesa de jantar. Dê destaque à sala com poltronas e lustres para a mesa de jantar.
Caso a sala seja pequena, é possível colocar um espelho na parede toda para criar a ilusão de um ambiente mais amplo.
As arquitetas Ana Carolina Tabach e Ana Paula Perez, da C+ A Arquitetura, marcaram o espaço com duas poltronas na mesma tonalidade.
A escolha dos tecidos também é muito importante, pois dará personalidade e trará conforto. As cores neutras para peças maiores, como sofás, tapetes e cortinas; e cores vibrantes ou escuras nos detalhes, como almofadas, acessórios de decoração e obras de arte.
A luz, natural ou artificial, é essencial para criar o efeito desejado na sala de estar, a qualquer hora. Não dispense os abajures e detalhes de gesso com iluminação indireta, que conferem aos ambientes um ar mais intimista.
Ótimas dicas, recentemente escrevemos um tutorial para auxiliar na decoração de ambientes com algumas dicas que podemos ver nas fotos do artigo.