Começa a temporada de enfeitar a casa para as festas de fim de ano. Para que a instalação elétrica dos enfeites de Natal seja segura, alguns cuidados básicos são essenciais. A SIL, fabricante de fios e cabos elétricos, dá dicas e orientações de como evitar choques elétricos e riscos de incêndios.
- O primeiro passo é com relação à qualidade dos produtos instalados. De acordo com Nelson Volyk, gerente de engenharia e qualidade da SIL, o consumidor deve adquirir somente enfeites e cabos condutores de energia aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). O Cordão Flexível Paralelo, que é o produto mais utilizado para ligações elétricas dos enfeites, deve conter na embalagem o selo do Certificado da Marca de Conformidade, garantia de que foi produzido dentro das normas vigentes.
- Quando a decoração é simples, o próprio consumidor pode fazer a instalação, desde que evite colocar enfeites de Natal feitos de papel, papelão ou plástico em contato ou muito próximo às lâmpadas.
- As árvores ou enfeites energizados devem ficar afastados de cortinas, tapetes ou sofás e não é recomendado ligar as lâmpadas decorativas junto com outros equipamentos eletrônicos.
Para evitar choques elétricos
- Em uma residência, o risco de choque elétrico é facilmente resolvido com a utilização do dispositivo DR, que fica no quadro de distribuição de energia, após o disjuntor.
- Para uma instalação correta e isenta de choques é necessário também que as emendas dos condutores sejam bem feitas e, principalmente, bem isoladas. “O consumidor deve utilizar fita isolante certificada pelo INMETRO e jamais deve utilizar fita crepe ou fita adesiva de uso geral para isolação elétrica”, alerta o executivo.
- Em locais externos ou até mesmo internos que tenham contato com umidade, as isolações das emendas dos condutores devem ser muito bem feitas, garantindo que a água não atinja o cobre do condutor.
- Para fazer a manutenção de um enfeite ou a troca de lâmpada é imprescindível desligar o circuito elétrico da tomada, mas sem puxá-lo pela fiação. Outras dicas importantes são: crianças e animais devem ficar longe do alcance das fiações; e antes de dormir ou sempre que sair de casa, desligue as decorações de Natal.