Um projeto arquitetônico aliado ao marketing empresarial pode trazer resultados positivos para a organização. Veja por que a decoração é importante em espaços comerciais.
Já parou para pensar que muitas empresas podem perder clientes simplesmente porque o ambiente empresarial transmite uma imagem que contradiz a identidade daquela marca?
Missão, valores, visão e o mais importante: credibilidade. Tudo isso são esforços para conquistar um lugar no mercado. Mas mesmo levando esses quesitos em conta, uma empresa pode correr o risco de fracassar devido a um mero detalhe: o espaço que simboliza a companhia não dialogar com o seu público alvo. Um bom arquiteto pode ajudar a criar esse elo, adequando o ambiente aos preceitos do negócio. “A decoração materializa todas as intenções da marca. Logo, ela aproxima o público da empresa. Um bom projeto pode aumentar os lucros, a credibilidade e os clientes”, avalia a arquiteta Estela Netto.
Outra arquiteta, Marina Dubal concorda com Estela, reafirmando a importância do projeto arquitetônico corporativo: “Uma marca reflete a personalidade da empresa. O estilo usado na decoração vai remeter aos públicos de relacionamento os valores da corporação.”
Estela Netto aponta ainda os pontos de partida para executar uma decoração ao marketing: “É preciso fazer o diagnóstico do estabelecimento. Identificar quais são os pilares que sustentam sua identidade e qual é o seu público alvo. O departamento de marketing vai auxiliar identificando esses dados. Depois de captadas as informações é hora de adaptá-las ao espaço físico da empresa.”
O professor da Uni BH e especialista em marketing e comunicação empresarial Paulo Leite afirma que não adianta uma organização desejar determinado posicionamento, mas ter instalações que passem outra imagem. Segundo ele, recentemente, uma empresa de fast food, voltada para adolescentes, apostou em um projeto arquitetônico sóbrio e elegante, o que causou a rejeição do público alvo. Após a alteração do projeto, as vendas aumentaram. “O consumidor decodifica as mensagens através de estímulos sensoriais e da cultura. Essa combinação define a percepção de que se tem das coisas”, defende Paulo Leite.
Já que a decoração é fundamental para o sucesso do negócio, como fazer para não errar no projeto? “Os acabamentos, bem como o design dos móveis pode favorecer o posicionamento da empresa diante do cliente. Móveis reaproveitados e desgastados podem passar uma imagem de desleixo, como se a empresa estivesse parada no tempo”, ensina Marina.
Em um mercado cada vez mais competitivo, o cliente muitas vezes seleciona e se fideliza por pequenos detalhes. É importante que a arquitetura corporativa e comercial seja o cartão de visitas da empresa.