O banheiro é o local mais íntimo da casa, por isso, é importante que seja acolhedor e aconchegante. Confira as recomendações da arquiteta Vanessa Trad para deixar o espaço harmonioso e confortável.
De acordo com Vanessa, ela sempre trabalha em parceria com os moradores, para que realizem juntos a escolha de todos os elementos e itens. “Faço isso, porque o banheiro é um lugar muito íntimo, o meu objetivo é que a pessoa se sinta bem e confortável.”
Dessa forma, a escolha das cores é primordial. “Geralmente as pessoas escolhem banheiros com tons mais sóbrios, como bege e branco, desta forma, tento variar com alguns detalhes coloridos ou trabalho com algum revestimento diferente em alguma parede. Hoje as pastilhas estão em alta no mercado e são vendidas em muitos lugares”, explica a arquiteta.
No quesito de formas, a tendência, segundo a arquiteta, ainda são as linhas retas, tanto nas bancadas quanto nas cubas e louças. Porém, é importante estar atento às cores utilizadas. “Às vezes combinar cores iguais, aplicadas com os mesmos elementos não traz contraste ao ambiente, porém, mesclar, por exemplo, vidro com aço inox ou até mesmo madeira de demolição tratada, deixa o ambiente moderno”, destaca Trad.
Segundo Vanessa Trad, a tendência é utilizar madeira dentro do banheiro, principalmente em lavabos – levando em consideração que o material passa por um tratamento especial, para que tenha maior durabilidade em áreas molhadas como o banheiro. “A madeira agora é vista em pisos, nas paredes, como revestimento, tudo aplicado com pedras um pouco mais rústicas, fazendo contrastes com vários tipos e estilos de madeira. Porém, elementos mais cleans, como pastilhas de vidro estão também muito na moda”.
Atenção especial deve ser dada à iluminação do ambiente, conforme a arquiteta, é importante ter uma luz central branca, mas também ter elementos quentes, justamente para dar um ar mais aconchegante ao ambiente, assim é interessante usar mini dicróicas, que são lâmpadas um pouco menores, que dão um efeito pingado. “No meio do banheiro, onde fica a área do vaso e do bidê, indico a utilização de lâmpadas florescentes, além de uma iluminação especial na região da cuba, trabalhando com uma iluminação direta.”
Para as mais vaidosas, a escolha do espelho é um caso a parte. “Está muito na moda espelho menor que a bancada, deixando-o mais solto. Porém, a escolha ainda é por espelhos com grandes dimensões, com acabamentos elegantes e diferentes. Mas, é importante ficar atento quanto aos recortes escolhidos, pois às vezes o elemento pode interferir no restante da decoração do ambiente”, finaliza a arquiteta Vanessa Trad.