Seja como autônomo, profissional liberal, freelancer, ou ainda empregado, a cada dia cresce a quantidade de profissionais que trabalham parcial ou integralmente em escritórios domésticos.Hoje, empresas como Cisco, IBM e AT&T trabalham com grande parte de seus colaboradores em casa. A IBM, por exemplo, tem 25% do seu quadro (320 mil empregados) trabalhando em home office. Isto representa por ano uma economia de US$700 milhões para a empresa.
As vantagens de se trabalhar em casa são inúmeras: flexibilidade de horários, conforto, proximidade da família e controle sobre a rotina são algumas delas, porém, para que o trabalho seja produtivo e satisfatório, além de muita disciplina pessoal, o profissional deve disponibilizar de um home office bem planejado.
Foto: Sweet Heaven
Veja algumas idéias e dicas para tornar seu home office prático, confortável e, sobretudo, produtivo.
Análise das necessidades
O escritório doméstico de um profissional que trabalha integralmente em casa possui necessidades diferentes do home office de alguém que usa o escritório para ler e-mails e armazenar documentos. Quais são as demandas da sua profissão no dia-a-dia? Você precisa receber clientes ou fornecedores? Que tipos de equipamentos serão necessários? Respondendo à essas perguntas será mais fácil começar a planejar seu espaço de trabalho.
Escolha do espaço
Na hora de escolher em que local da casa será montado o escritório, é importante considerar um espaço em que você não seja interrompido a todo tempo por outras situações que podem estar acontecendo paralelamente em sua casa. Até mesmo para quem mora sozinho essa é uma questão importante que deve ser levada a sério. Para que o trabalho em casa seja produtivo, é necessário manter o foco.
Necessidades x Espaço
Alie suas necessidades ao tamanho do espaço que você disponibiliza. Além dos móveis planejados, existem peças de mobiliário inteligentes e idéias muito legais para se aproveitar os espaços de forma prática, para que você possa ter à mão tudo que precisa para trabalhar bem.
Foto: Sunset
Foto: Casa Sugar
Iluminação
Além disso, não deixe dar atenção especial à iluminação. Se possível, monte o escritório em um ambiente com janelas amplas, para evitar o consumo de energia em excesso. Opte por uma iluminação homogênea e com foco mais intenso na mesa ou onde houver mais necessidade. Atente para que a luminosidade proveniente de janelas não atrapalhe a visibilidade do monitor do computador. Para isso, o computador nunca deve ser colocado contra as janelas.
Foto: A Lifes Design
Foto: Wunder Weib
Equipamentos e fiação
Para não ficar com cabos e fios espalhados por todos os lados, planeje bem o posicionamento dos móveis de acordo com as tomadas disponíveis. Uma boa solução estética para esconder os fios são as bancadas ou escrivaninhas com fundo falso. Há também clipes e abraçadeiras especiais para cabos que ajudam a mantê-los onde devem ficar.
Foto: Young House Love
Abraçadeiras Leaf Tie, R$ 46,00 na loja MO.D
Móveis e decoração
Prefira móveis projetados para uso em escritório, por serem ergonômicos e práticos. Economize no que precisar, menos em sua cadeira. Lembre-se que ela será sua companheira durante horas e horas de trabalho, e por questão de saúde, precisa ser confortável. As mesas em L são uma ótima opção para evitar deslocamento de cadeira e aproveitar melhor o espaço. Cores claras e neutras deixam o ambiente mais sereno e tranquilo.
Foto: Dimensions Guide
Foto: Simples Decoração
Inspire-se nas imagens e faça do seu escritório um ambiente prático e agradável.
Bom trabalho!