Reforma geral em apartamento, como fazer bem feito. A praia do Campeche, em Florianópolis (SC), foi o paraíso escolhido para ser o lar de um jovem casal.
Para transformar a planta original no apartamento dos sonhos, os noivos optaram por contratar uma empresa de engenharia para fazer o gerenciamento da obra.
Esta é a alternativa mais segura para quem busca uma execução de excelência para o seu projeto.
Reforma geral em apartamento, como fazer bem feito
Com o suporte de um profissional qualificado, o cliente recebe uma obra com alto padrão de qualidade e evita as dores de cabeça que fazem parte do dia a dia de uma obra.
Explica o engenheiro Rodrigo Pires, da ROPE Engenharia, um dos engenheiros responsáveis pela gestão da obra do apartamento.
Explica o engenheiro Rodrigo Pires, da ROPE Engenharia, um dos engenheiros responsáveis pela gestão da obra do apartamento.
O amplo apartamento com vistas para o mar tem 40 metros quadrados de área externa e 208 metros quadrados de área interna – divididos em três suítes, um lavabo, salas de estar e jantar, espaço para exposição de pertences pessoais (memorial), cozinha, área de serviço e depósito.
Por se tratar de uma cobertura, foi necessário um planejamento minucioso para garantir o bom andamento da reforma e o menor impacto possível na vizinhança.
O engenheiro responsável cita algumas das estratégias adotadas, entre elas a apresentação do projeto aos demais condôminos, visando a aprovação e compreensão de todos no decorrer da obra.
“Tivemos que escolher materiais leves para não sobrecarregar a estrutura do prédio, achar soluções em instalações hidro sanitárias para viabilizar a mudança de local da cozinha e da área de serviço e organizar as entregas dos materiais, de modo a tornar o processo limpo e organizado.
Reforma geral em apartamento, como fazer bem feito
Contamos, inclusive, com guindastes para o transporte de materiais de grande porte”.
O rigor técnico com a equipe, composta por 10 profissionais, foi estendido aos critérios para compra de produtos e contratação de fornecedores.
Tudo para garantir que a reforma fosse ecologicamente correta.
Entre as iniciativas adotadas, estão o descarte correto dos resíduos sólidos.
Foi usado EPS (produto que não contamina solo, água e ar, 100% reaproveitável e reciclável) no preenchimento da antiga piscina.
Isso deu espaço a um ofurô, e o uso de telha alumínio na cor branca na cobertura metálica (visando a redução do calor e o bloqueio dos raios ultravioletas).
Após a reforma, o resultado foi um apartamento de cinema, que atendia todas as necessidades apontadas pelo casal de proprietários.
“Transformamos o apartamento, em um mega apartamento, aproveitando a área externa como possibilidade para aumentar a área útil.
O resultado foi perfeito, o apartamento está lindo e tudo funcionando como o esperado”, avalia Rodrigo Pires.
Reforma geral em apartamento, como fazer bem feito
Automatização do apartamento não ficou de fora!
Pensando no conforto do imóvel, os engenheiros e os autores do projeto, Pamato Arquitetura e Urbanismo apostaram em soluções tecnológicas.
Tais como o sistema de pérgolas italiano (que por meio de um sistema automático retrai e permite diferentes configurações para a sacada.
Pode ser integrada a área interna e automatização de cortinas, ar condicionado, pergolado, televisão e iluminação – que podem ser acionados por dispositivos com sistema Android e iPhones.
FOTOS: Rudi Razador