A importância da mão-de-obra qualificada

O crescimento da construção civil brasileira não é mais novidade para ninguém. Isso, obviamente, faz com que a busca por profissionais qualificados cresça no mesmo patamar.

O crescimento da construção civil brasileira não é mais novidade para ninguém. Isso, obviamente, faz com que a busca por profissionais qualificados cresça no mesmo patamar.

Dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) demonstram que o nível de emprego formal na construção civil brasileira subiu 10,9% no primeiro trimestre de 2011, em relação a igual período do ano anterior, com 86.216 novas contratações.
Porém, caso houvesse melhor qualificação da mão-de-obra, o número de contratados poderia ser ainda maior. Nesse sentido, o Concrete Show South America 2011, trará expositores que apresentarão novidades que aumentam a produtividade, facilitam processos e diminuem o desperdício.
E a CSM apresentará no evento um bom exemplo dessas novidades. A empresa desenvolveu um novo sistema construtivo chamado “SIMPLES”, que garante produtividade, economia e qualidade superior sendo possível construir diariamente 10 unidades habitacionais de 50 m² cada uma, para cada unidade de produção do sistema SIMPLES empregada. O sistema permite a produção seriada de habitações e a manutenção de um padrão de qualidade sem precedentes ao possibilitar a introdução do lean manufacturing, método de gerenciamento de produção cujo paralelo só pode ser encontrado nas modernas plantas industriais como as das montadoras de veículos, por exemplo.
Outra empresa preocupada com a redução no desperdício de materiais e com o aumento na velocidade da obra é a Gerdau, que vai expor nesta edição do Concrete Show sua linha de produtos para construção civil, com destaque para um sistema construtivo com paredes de concreto armado, largamente utilizado na fabricação de edificações padronizadas.
Além disso, em paralelo à feira, haverá o 5º Concrete Congress, no qual serão discutidas as diferentes formas possíveis de gerar qualificação no mercado da Construção Civil, entre outros assuntos.
Para Abílio Weber, diretor de Unidade de Formação Profissional do Senai, seria necessário criar alternativas para a busca e consolidação da atratividade do setor, reestruturando a imagem da indústria da construção civil. “É preciso despertar no jovem uma visão mais clara, e que evidencie o desenvolvimento de novas tecnologias, traduzidas na mecanização do trabalho, que imponha menor esforço físico e permita um maior desenvolvimento intelectual obtido por meio de uma formação educacional melhor alinhada e equalizada”, completa.

 

“Neste ano em que a construção brasileira continua aquecida, devendo crescer entre 5% e 6%, ela necessita aumentar sua produtividade via industrialização, por conta da escassez de mão de obra. Neste sentido, o Concrete Show 2011 será importante ao apresentar processos e sistemas produtivos inovadores, que possibilitem o incremento da produtividade, com viabilidade econômica e sustentabilidade ambiental”, comenta o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe.
Sua opinião é corroborada por Paulo Skaf, presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP/CIESP): “A construção civil brasileira tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos. Grandes obras de infraestrutura e habitação vêm puxando o desenvolvimento do setor, com reflexos positivos em nossa economia. Para manter esse ritmo, o segmento precisa seguir investindo em inovação, capacitação e eficiência. Assim, um evento como o Concrete Show South America se apresenta como uma importante vitrine da construção civil no Brasil.”
As empresas expositoras confirmadas no Concrete Show South America 2011 e no  5° Concrete Congress, os palestrantes e a programação completa do congresso, com datas e horários, poderão ser encontradas no site do evento.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Reforma Fácil
      Logo
      Shopping cart