Deseja prolongar a vida de seus arranjos florais? Confira as dicas da Pema Flores e Decoração.
Ana Mafalda do Espírito Santo e Camila Whitaker do ateliê Pema, aproveitam a temporada de flores que se aproxima para dar dicas de espécies e cuidados que garantem um arranjo fresco e belo por mais tempo. “O bom da primavera é que temos abundância de variedades”,conta Camila, que acaba de completar o curso Advanced Professional Dutch Floral Designer, formando-se em Holambra como designer floral profissional, dentro dos padrões europeus.
No ano que vem, Camila segue para a Holanda, para cursar o Master Course do Boerma Instituut tornando-se uma Master Dutch Floral Designer. A designer indica algumas espécies que permanecem frescas por mais tempo.
Cristantemo Anastácia: encontrado nas cores branca, amarela, verde e roxa. Esta espécie pode durar semanas. O ideal é trocar a água de três em três dias.
Copo de Leite e as Callas: esta espécie tem boa duração, mas permanece fresca por mais tempo quando colocada diretamente na água, sem a espuma floral. É necessário trocar a água de dois em dois dias.
Alstroemerias: esta espécie tem uma variação infinita de cores, com duração surpreendente. O importante é prestar atenção nas folhas no momento da compra, pois devem estar verdinhas e durinhas.
Lisianthus: encontradas nas cores branco, roxo, rosa, mesclas de roxo com branco, e mescla de rosa com branco.
Orquídeas: em geral têm uma boa duração, principalmente as Phalaenopsis e as Denfales, espécies abundantes na primavera.
Como manter um arranjo fresco por mais tempo:
Antes de inserir a flor em um arranjo, sempre corte as pontas.Muitas vezes, a ferida seca e acaba selando a ponta do caule impedindo, o fluxo de água pelas veias da flor.
Espuma floral é bom, mas sua função é de dar estrutura ao arranjo e não de hidratar a flor. Mesmo trabalhando com a espuma floral molhada, dia sim e dia não, é necessário completar a água do seu arranjo.
Tire as flores do arranjo e corte as pontinhas dos caules, além da troca da água de vez em quando. Vale manter suas flores saudáveis apesar de o trabalho de remontar o arranjo.
Existem no mercado conservantes florais, nas versões líquida ou em pó, para misturar na água do arranjo. Cuidado para usar as medidas corretas. Produto demais pode ser prejudicial para o seu arranjo.