Especialistas afirmam que o pavimento intertravado é, atualmente, uma solução em concreto. O sistema construtivo é eficiente e indicado para a reforma ou construção de calçadas, praças, ciclovias, ruas e calçadões.

Calçada feita com sistema intertravado: solução em concreto
O pavimento intertravado em concreto tem se destacado, sobretudo, pela alta resistência e grande facilidade de manutenção. Além disso, o material se enquadra perfeitamente dentro dos padrões estéticos atuais.
Para as calçadas, a pavimentação intertravada com peças de concreto é uma excelente alternativa pois facilita o deslocamento, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico.

Calçada intertravada tem vida útil de 40 anos
Você sabe o que é intertravamento?
– Intertravamento é um sistema que não permite que as peças se movimentem umas em relação às outras, seja na direção horizontal, vertical ou em rotação, sob a ação de qualquer tipo de carregamento.
– O Intertravamento é uma velha idéia trazida para o presente com um novo material: o concreto. As pedras em estado natural usadas
antigamente e também as de barro cozido foram substituídas por peças
pré-moldadas de concreto, com inúmeras e evidentes vantagens.
Dicas para a instalação do intertravamento
– É fundamental que haja confinamentos laterais (meios-fios)
– Boa fundação
– Ótimo rejuntamento entre as peças
– O sistema é uma opção intermediária entre os pavimentos rígidos e flexíveis e soma as vantagens de ambos.
Vantagens do pavimento intertravado
– Produção industrializada das peças, que pode ocorrer em instalações
simples e de pequeno porte até grandes unidades automatizadas. É uma opção de negócio tanto para o pequeno quanto para o grande produtor;
– Fácil execução, utilizando equipamentos simples: basicamente uma placa vibratória e algumas ferramentas. Possibilita, ainda, uso de mão-de-obra local treinada, sem necessidade de equipe especializada;
– Manutenção fácil e rápida, pois as peças podem ser removidas para
execução de valas ou manutenção de instalações e novamente reinstaladas. A manutenção periódica envolve somente a eventual substituição de peças danificadas, recolocação de rejunte e verificação das contenções laterais. Com isso, é possível prolongar a vida útil do pavimento para mais de 40 anos;
– Liberação da via ao tráfego imediatamente após a execução, já que as peças chegam prontas à obra. Como são fabricadas em moldes, as peças ainda podem ser produzidas em diversos formatos e cores;
– Grande versatilidade para locais de tráfego pesado, médio ou leve, nas mais diversas aplicações de uso;
– Em comparação com os pavimentos asfálticos, consomem menos energia no processo de fabricação. Sua coloração clara pouco interfere na temperatura ambiente e também permite menor consumo de energia, já que oferece maior refração de luz;
Formato, dimensões e cores das peças – As peças têm espessuras padronizadas de 6 cm, 8 cm e 10 cm, adequadas para tipos e intensidade de uso diferentes.
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Você vai encontrar tudo na Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)
www.abcp.org.br
Muito interessante. Gostaria de obter informações sobre fabricantes de maquinas para produção das peças.