“Que marcas você quer deixar no planeta?” Essa é a pergunta feita pela WWF, conceituada ONG de proteção ao meio ambiente.Para demonstrar como o estilo de vida que levamos influencia o planeta, a WWF propõe o Quiz Pegada Ecológica.
Respondendo o quiz você saberá a quantidade de recursos naturais necessária para sustentar suas ativadades diárias.
Segundo a ONG, por meio de um simples cálculo podemos saber se nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta em oferecer, renovar seus recursos e absorver os resíduos que geramos.
Para conhecer o tamanho estimado da sua pegada ecológica acesse o Quiz.
Algumas pequenas mudanças e adaptações no estilo de vida e na moradia podem refletir em grandes resultados em rumo a conscientização ambiental. Veja as dicas da WWF:
Se você mora com a família, com amigos, em comunidade ou com algum grupo, pode ter certeza de que está contribuindo para a redução de suas pegadas, pois, no coletivo, a água, a energia e outros recursos naturais são sempre melhor aproveitados.
Quem mora sozinho, em geral, atinge altos graus de desperdício de recursos. Além do mais, em grupo, é possível otimizar muito o uso de equipamentos eletrodomésticos como geladeira, televisão e outros, evitando ter um equipamento por pessoa. Outra opção é adotar equipamentos e tecnologias que reduzem o consumo de água e energia.
Procure identificar vazamentos em sua casa ou no seu bairro, evite o uso da mangueira para limpar calçadas ou lavar o carro e junte roupas para lavar e passar.
Verifique também em sua conta de água o total de metros cúbicos mensais e divida este número por 30 dias e pela quantidade de pessoas que moram em sua casa. Assim, além de reduzir sua Pegada, você poderá conhecer sua média individual de consumo de água diária.
Você pode poupar energia e água por meio de simples práticas caseiras, como isolamentos térmicos, utilização de lâmpadas fluorescentes e aparelhos elétricos e eletrônicos com o selo PROCEL, pois estes consomem menos energia.
Desligue aparelhos, inclusive da tomada, quando não estiverem sendo utilizados. Reduza o uso do ar condicionado, privilegie sempre a iluminação de ambientes com luz natural e procure utilizar as escadas em vez do elevador.