1º prédio ecologicamente correto de Taiwan

1º prédio ecologicamente correto de Taiwan
fevereiro 17 11:56 2011 Imprimir Este artigo

O Y. S. Sun Green Building Research Center, localizado no Campus da Universidade Nacional Cheng Kung, em Taiwan,  é o primeiro prédio universitário daquele país a ser considerado como zero emissor de carbono e eficiente em termos de energia.

O projeto foi patrocinado pela Delta Greentech e usou tecnologias da empresa em sua construção. O edifício possui três andares acima do solo e mais um abaixo, em uma área total de 2,8 mil metros quadrados. O Y. S. Sun Green Building Research Center será um centro internacional de eventos, nos quais serão demonstradas tecnologias chamadas “verdes”, tais como conservação energética, energia renovável, redução de resíduos, reuso de água e nano-catalisadores de luz, desenvolvidas por meio de inúmeras pesquisas.

O Y. S. Sun Green Building Research Center mobilizou quatro professores da universidade, que comandaram 12 alunos de mestrado e doutorado no experimento de construir um green building como nunca existiu antes.

De acordo com a análise realizada pelo Departamento de Arquitetura da Universidade Nacional Cheng Kung, a expectativa é de que o prédio tenha um Uso Intenso de Energia (EUI) de 43kWh/(m².yr) por ano, muito menor do que a média de 125kWh/( m².yr) dos prédios comerciais regulares. A economia de energia esperada é da ordem de 65%.

O Y. S. Sun Green Building Research Center adotou 13 diferentes métodos de design utilizados em green buildings. Entre eles, o mais interessante é um sistema de ventilação por flutuabilidade que permite um auditório com capacidade para 300 pessoas fique fresco no verão e quente no inverno, sem que o sistema de ar condicionado seja ligado.

Duzentas toneladas de cimento mineral, do tipo Serpentine Jade, foram usadas na construção dos auditórios do prédio. Esse material possui alta alcalinidade, propriedades magnéticas e de liberação do radical hidroxila, o que pode liberar uma alta carga de radiação infravermelha, a qual é capaz de purificar o ar e ativar as células do corpo, beneficiando a saúde de todos os visitantes.

O Y. S. Sun Green Building Research Center foi inspirado na Arca de Noé, ecoando as ideias do best seller “Quente, Plano e Lotado”, do jornalista norte-americano Thomas Freidman que afirma ser necessário um milhão de “Arcas” e de “Noés” para salvar a biodivesidade e as pessoas do mundo todo.

O exterior desse prédio, pensado em conjunto com a Delta Greentech, é parecido com uma espaçonave saída de filmes como “Guerra nas Estrelas”. A estrutura possui um painel solar em formato de folha em seu telhado, torres de ventilação que parecem cabines de controle de navios, além de parapeitos, corrimãos e varandas.

O telhado tem o formato de chapéu de Napoleão, projetando uma sombra profunda que consegue bloquear a entrada no edifício da maior parte da radiação solar direta, além de reduzir o uso de ar condicionado. No telhado também foi construído um jardim com flores da família Crassulaceae, que são totalmente adaptadas a ambientes mais áridos, criando um belo contraste entre natureza e a mais moderna tecnologia.

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.