Home office: como projetar corretamente

Home office: como projetar corretamente
agosto 20 12:56 2010 Imprimir Este artigo

“Bater cartão” é coisa do passado para muita gente. Cada vez mais, as empresas investem em profissionais autônomos. Para se ter uma ideia, 10 milhões de empregados nos Estados Unidos passaram cumprir parte do expediente em casa, realidade que contabiliza cerca de 4 milhões de pessoas aqui no Brasil.


Com toda parafernália tecnológica, internet e meios de comunicação avançados, pode-se hoje realizar o sonho de trabalhar no lar. No entanto, é errado pensar que uma mesinha, uma cadeira e um computador resolvam a questão. “Seja qual for o propósito da criação do home office, é muito importante organizar um espaço funcional, aconchegante e livre de improvisos”, esclarece a arquiteta Ana Carolina M. Tabach, diretora de projetos da C + A Arquitetura e Interiores. Para a profissional, alguns passos podem ser seguidos por quem quer montar um ambiente propício: o projeto do seu home office tem de prever a acomodação de todos os recursos tecnológicos que você precisa (computador, telefones, etc.). Nada de “embolar” tudo num canto ou amontoar objetos.
• Falta de espaço não é desculpa para deixar de organizar o ambiente de trabalho. “Em 3m2 é possível instalar uma bancada confortável (50 cm de profundidade por 90 cm de comprimento), armário, prateleiras, nichos… E se você trabalha em casa muitas horas por dia, o ideal é ter um ambiente com mais privacidade, que pode ser uma edícula ou um quarto isolado”, aconselha Ana Carolina.
• Após a definição do melhor local disponível, é preciso verificar as instalações elétricas, pois serão necessárias tomadas e pontos extras para telefone e conexão de banda larga, assim como móveis ergonômicos, que previnam doenças ocupacionais. A altura ideal da bancada varia entre 70 e 75 cm, enquanto mouse e teclado devem estar posicionados de forma que você apoie completamente o antebraço.
• Invista em uma iluminação apropriada. É possível economizar energia, contando com uma janela ampla, mas deve-se evitar instalar a bancada do computador contra a abertura, pois o reflexo da luz no monitor é prejudicial. “Mesmo com uma boa luminosidade, o ambiente deve contar com uma luz artificial e homogênea somada a uma iluminação pontual na mesa. O foco deve ser perpendicular, vindo da direita para quem é canhoto e da esquerda para os destros,” recomenda a arquiteta Ana Paula Naffah Perez, sócia de Ana Carolina na C + A Arquitetura e Interiores.

Por Priscilla Zamarioni

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
  1. Ateliê Caleidoscópio
    maio 06, 19:59 #1 Ateliê Caleidoscópio

    Foi pensando em tudo isso que surgiu o Ateliê Caleidoscópio! Afinal, as pessoas são boas no seu trabalho ou foco do seu negócio, mas não necessariamente na organização do espaço, infraestrutura necessária, controles administrativos e financeiros básicos, inclusive de recursos disponíveis, ou até mesmo para fazer uma lista de contatos, um mailing ou um cartão de visitas legal! Estamos à disposição para ajudar esse pessoal a otimizar tudo isso e ser mais eficiente! Visite nosso blog e fale conosco!
    Abraços, Cláudia

    Responder este comentário

Adicionar um comentário

Seus dados estarão seguro! O seu endereço de email não será publicado. Outros dados também não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.