Os ladrilhos hidráulicos são uma ótima opção para dar acabamento em ambientes rústicos. As diferentes padronagens de desenhos deixam o espaço colorido, charmoso e com um toque personalizado. Confira algumas sugestões da Dalle Piagge sobre a aplicação da matéria-prima.
Os ladrilhos hidráulicos devem ser guardados sempre em local coberto e sobre ‘palets’, caso o piso sofra umidade vinda das chuvas, pois o papelão das caixas, quando molhado, pode manchar o piso.
Quando retirar os ladrilhos das caixas, coloque-os sempre da mesma forma que eles chegam até você quando embalados, ou seja, face a face, pois isso evita que risquem.
Os ladrilhos hidráulicos podem ser assentados com argamassa (uso interno ou externo) e com uma desempenadeira dentada. Escolha argamassa branca apenas se forem de cores claras (bege, branco ou craft claro).
Por serem artesanais (prensadas manualmente) é normal que ocorram alterações mínimas (até 1 mm) de espessura, sendo assim, assente-as com argamassa no contrapiso e também no fundo da peça para tirar essa diferença.
Quando for aplicar a argamassa, certifique-se de que nas pontas do ladrilho também foi passado o argamassa para evitar que trinquem depois de assentada.
O ladrilho hidráulico sempre é assentado com ‘junta seca’, ou seja, não existe espaçamento a ser dado entre as peças como é feito na aplicação de cerâmicas.
Nunca bata nas peças com ‘martelo de borracha’, pois além de marcá-las (principalmente as cores claras), você poderá trincá-las. Essas fissuras ficam evidentes quando são resinadas ou molhadas. Caso fiquem marcadas, lixe-as com lixa d’água 200.
Caso durante aplicação respingue argamassa sobre os ladrilhos, passe na mesma hora uma esponja limpa umedecida com água para evitar que a massa seque e penetre no piso.
Os ladrilhos hidráulicos são peças muito porosas (enquanto não estão resinadas), por isso, quando o ambiente já estiver terminado e ainda precisar ser utilizado como passagem, cubra-os com um plástico-bolha e papelão. Jamais coloque papelão ou jornal diretamente sobre o piso, pois isso pode manchá-lo.
Antes de resinar as peças, certifique-se de que estão limpas e sem pó. Varra o piso com uma vassoura de pêlo ou lave com água e sabão neutro. Nunca lave com ácido muriático, cândida, produtos químicos ou derivados.
Nunca resine as peças úmidas, pois podem manchar.
Para resinar as peças, utilize um rolo de lã curto, pois não solta fiapos como os de espuma, devido à ação química da resina.
Sempre passe três demãos com intervalos de oito horas entre cada uma. Elas devem ser passadas sempre no mesmo sentido (vai e vem) e não em cruz.
Após a primeira mão de resina e sua secagem, você pode rejuntar os ladrilhos hidráulicos com pó de rejunte (fazendo uma pasta e aplicando entre as peças). Limpe o excesso do rejunte com uma esponja úmida.
Para manutenção do dia a dia, passe cera líquida incolor com um rodo a cada 15 dias ou quando perceber que o piso está perdendo o brilho. Para a limpeza, use apenas água e sabão neutro. A cera conserva a resina, portanto, passe-a regularmente.