A Coral lançou o Colour Futures, um estudo sobre as tendências de cores para 2011.
O livro é uma ferramenta de comunicação de cor, elaborado por uma equipe internacional de consultores especialistas em cores, internos e externos da AkzoNobel. O resultado é uma paleta de cores contemporâneas, guiadas pelas tendências e interesses da sociedade. Para 2011, a cor escolhida é o Toque de Limão, que reflete um renovado entusiasmo e apreciação pela vida. Esse tom de amarelo-esverdeado remete a uma “raspadinha de limão” e é otimista e imaginativo.
O Colour Futures apresenta uma mensagem predominante e cinco temas:
“A Beleza do Cotidiano”
Esse tema está relacionado com a ideia de apreciação e satisfação com o que já temos, englobando a aceitação da vida real e procurando canalizar a energia no que é essencial e relevante. A base da casa se torna simples e informal, focada no aqui e agora.
O tema representa um retorno a um sentido universal de verdade, honestidade e harmonia. O lar é o lugar onde ficamos à vontade e podemos ser nós mesmos. Por isso conforto e “domesticidade” são as palavras-chave.
A paleta é reminiscente de todas as coisas simples e cotidianas que conhecemos, como o céu, um vaso com flores, frutas e legumes maduros, temperos e especiarias.
“Buscando o Caminho”
Estamos à procura de uma maneira mais clara, simples e ordenada de se viver. Como indivíduos, devemos compreender qual é nossa identidade cultural e global. Tentar arrumar a desordem de nossas mentes, lares e atitudes nos ajuda a entender o sentido de nossa comunidade local e do mundo como um todo. Ao mapearmos internamente nosso dia-a-dia, tornamos possível a simplificação e estruturação das coisas.
A paleta é inspirada por sinais, mapas e arquitetura urbana. Neutros mais puros são realçados por tons pastel de mapas antigos e cores mais brilhantes provenientes das sinalizações de rua. O mapeamento feito com o uso de cores é um jeito eficaz de decodificar nosso meio ambiente.
Tons mais primários são muito úteis na definição de espaços ou em paredes “especiais”, contrastando com os neutros em combinações que podem variar de calmante a vibrante.
“Alegria Instantânea”
Este tema mostra um enfoque mais jovem e descontraído ao sentido que a palavra “prazer” pode representar em nossas vidas. Trata-se de um estado de leveza que é de fácil acesso e que nos cativa por sua temporalidade e animação.
O tema é surpreendente à medida em que destaca o mesmo espírito de restaurantes, lojas e galerias “pop-up” – ou seja, que não tem a intenção de permanecer para sempre.
Aqui se brinca com o ato de criar por simples divertimento, e vemos que é possível encontrar magia a partir de coisas rotineiras. A paleta reflete o frescor de sorvetes, sucos e vitaminas – são tons pastel com um tom de fundo marrom como o papel craft.
“Feito com Amor”
Realçamos nesse tema o respeito pelo simples trabalho artesanal, espírito de honestidade, retidão e autenticidade que são característicos de uma nova ética do design. Estamos buscando cada vez mais saber o ciclo de vida dos materiais e produtos que compramos, bem como sua procedência. Permitir que a qualidade e o valor dos materiais transpareçam promove um sentido mais democrático ao design.
A paleta é formada por tons de madeira, argila, barro e brim, cores “eternas” que são reavivadas por um tom de amarelo que é inspirador e otimista. Os tons são harmônicos e podem ser misturados e combinados tranquilamente.
“Magia Molecular”
Este tema nos leva a olhar sob o microscópio, e perceber que podemos nos surpreender muito com o resultado. Trata-se de um lugar estimulante e colorido que exerce fascínio também sobre designers e artistas.
Aqui os materiais são inteligentes e animados, adaptando e modificando-se. O foco aqui não é somente na forma, no invólucro, mas sim no que o produto que está por baixo da embalagem pode nos trazer de benefício. A inspiração é proveniente de bactérias e organismos do fundo do mar.
A paleta microscópica e computadorizada é forte e viva – tons que pulsam com muita vitalidade. Verdes, turquesas e púrpuras são colocados lado a lado a cores sutis e subliminares. Tons muito profundos são reavivados por cores extremamente saturadas.