Entrar | Inscreva-se

Projeto Escritório da Marchand

O arquiteto Otto Félix criou peças exclusivas para compor o Projeto Escritório da Marchand, que combinam características de formalidade e sofisticação de uma galeria de artes com o conforto e a praticidade de um home office. O espaço faz parte da mostra Campinas Decor 2011.

O arquiteto Otto Félix criou peças exclusivas para compor o Projeto Escritório da Marchand, que combinam características de formalidade e sofisticação de uma galeria de artes com o conforto e a praticidade de um home office. O espaço faz parte da mostra Campinas Decor 2011.

 

Seguindo a leitura do ambiente da Fepasa, a entrada da Galeria de Arte/Escritório da Marchand recria a sensação das ferrugens amareladas dos vagões de trens ainda operantes da estação. Cerca de três toneladas de aço foram expostas ao oxigênio para dar o aspecto de ferrugem. O ambiente neutro, sem muita informação e com baixa iluminação é como um descanso aos olhos e ouvidos do visitante, enquanto desce as escadas que o levarão ao ambiente principal. Ao último lance de escada, tons de amarelo e cinza contrastam com as peças de madeira. O visitante é, então, convidado a se surpreender com o aconchego de um escritório de madeira, com sofás de linho bege, exclusivamente desenhados pelo próprio arquiteto, e um painel de compensado freijó – um tipo de madeira -, totalmente artesanal, composto por 308 peças produzidas separadamente para compor uma obra de arte que, anexa à parede do ambiente, conduz o olhar e o passeio natural de quem percorre a Galeria. A iluminação é um capítulo à parte no ambiente projetado por Otto Felix. Em parceria com a Vertz e com a Selfsun, o arquiteto anexou fitas LED sob as escadas, que dão a sensação de que os degraus estão flutuando. A baixa iluminação da entrada cria um local neutro, com poucas informações. Dentro, a iluminação valoriza as peças em madeira e as obras de arte da marchand.

Todos os materiais utilizados pelo arquiteto são considerados ecologicamente corretos. O painel desenhado pelo arquiteto foi feito com madeira de compensado. A estrutura interna do ambiente, que recebe as placas cimentícias, foi feita com pinos de reflorestamento.

Com mais de trinta profissionais envolvidos em todo o projeto, desde a elaboração até a mão de obra, o ambiente criado por Otto Felix recebeu um investimento de mais de R$ 150 mil, sem contar com as obras de arte que estarão expostas.

Entre as pinturas da artista plástica Lara Matana, as esculturas em alumínio de Margarita Farré, e a escultura e mesa em madeira de Itelvino Jahn, sob a curadoria de Sandra Setti, o ambiente impressiona tanto pela arquitetura diferenciada, pela mescla de materiais e também pela exuberância das obras expostas.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Reforma Fácil
Logo
Shopping cart