O crítico e professor de arquitetura Roberto Segre lançou o livro “Museus Brasileiros” com projetos de grande impacto cultural.
A obra traz 20 museus e é dividida em quatro partes, todas fotografadas por Leonardo Finotti. Conta com projetos concluídos, como do Espaço Votorantim, do METRO ARQUITETOS, em São Paulo; o Museu de Arte Contemporânea (MAC), de Niterói, de Oscar Niemeyer; o Museu Brasileiro da Escultura (Mube), em São Paulo, de Paulo Mendes da Rocha; e o Iberê Camargo, em Porto Alegre, do português Álvaro Siza. Existem ainda os projetos em andamento, como o Museu do Amanhã, do espanhol Santiago Calatrava; o Museu da Imagem e do Som, dos novaiorquinos Diller-Scofidio + Renfro; e o Museu do Meio Ambiente, de André Luiz Prado e Bruno Santa Cecília, todos no Rio de Janeiro.
Além dos projetos arquitetônicos o livro destaca como o fenômeno da construção de museus adquiriu progressiva importância ao longo da história do Brasil e a pluralidade e a qualidade da arquitetura do País. “Museus Brasileiros” é editado pela Viana & Mosley e tem 200 páginas e mais de 100 imagens que ilustram a produção e evolução de museus e da arquitetura.