Aproveitando móveis antigos dos moradores e otimizando os espaços, as arquitetas Claudia Yamada e Monike Lafuente repaginaram o imóvel com estilo e fluidez
Um apartamento com cores neutras, visual amplo e soluções de marcenaria realizadas para comportar tudo o que era necessário organizar foram apenas alguns dos pedidos do casal de moradores às arquitetas do Claudia Yamada e Monike Lafuente, que estão à frente do escritório Studio Tan-gram. Com 70 m², o apartamento foi totalmente reformado, ganhou uma área social 100% integrada e, no tocante às cores, seguiu uma paleta de tons neutros nos móveis, paredes e revestimentos mesclado com pinceladas de cores pontuais em itens decorativos e na marcenaria da cozinha.
“Por meio da conexão entre os espaços da área social, conseguimos reunir, de forma estratégica, a cozinha, a sala de TV e o terraço, que foi transformado em sala de jantar”, conta Claudia. Além do visual mais amplo, essa alteração no layout propiciou uma iluminação natural abundante, pois com a retirada do caixilho que dividia a área social do terraço, a luz alcança todos os cômodos, trazendo mais vida e cor ao imóvel.
Para ganhar mais alguns centímetros, as arquitetas fixaram a TV diretamente na parede. Como saída para não deixar a fiação aparente, a dica das arquitetas é, durante a execução da obra, deixar conduítes prontos para recebê-los. O resultado fica lindo e livre daquele emaranhado de fios à vista! | Foto: Estúdio São Paulo
Ainda seguindo os pedidos dos proprietários, as arquitetas projetaram uma marcenaria com linguagem limpa e leve. O rack, que mistura o branco e um amadeirado claro, possui apenas 35 cm de profundidade e 2,65m de extensão. “Com esse desenho, dá-se a impressão de um visual alongado para o ambiente, enquanto não compromete em nada a circulação”, destaca Monike. Contribuindo com esse efeito de amplitude, a parede que recebe a TV foi pintada de cinza claro.
Outro ponto interessante da sala diz respeito ao aproveitamento de móveis: no projeto, a dupla do Studio Tan-gram trabalhou com uma linguagem de décor que possibilitou incorporar o sofá e a mesa de jantar, que já faziam parte do acervo dos clientes. “Além de favorecer a redução de gastos, por não precisar comprar esses mesmos móveis, ressignificamos o sentido delas na morada do dois”, conta Claudia. Para dar o toque de ‘algo novo’, a sala conquistou ares atuais com o tapete vermelho e almofadas coloridas com diferentes formatos, tecidos e estampas que se destacam na base sóbria.