Com a aproximação da data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e a urgência em promover oportunidades de desenvolvimento sustentável
O design tem um papel muito relevante nesse cenário e hoje trabalha cada vez mais focado em sustentabilidade, redução dos impactos ambientais e produção consciente.
A Linha de vasos Karajá, de André Lenza, é uma referência ao povo indígena Karajá, que ocupa as margens do Rio Araguaia, na Região Central do Brasil, nos estados de Goiás – onde mora André Lenza – Mato Grosso, Tocantins e Pará. Os Karajás são famosos pelo uso da cerâmica como um dos elementos de sua expressão cultural. E justamente por estar inserido neste ambiente, que o Studio André Lenza uniu as referências do estado de Goiás e da cultura indígena local e criou peças que oferecem mais que apelo estético e funcional: elas trazem a beleza natural da cerâmica feita pelos povos originários de sua região, com uma releitura no polietileno reciclado, mais leve e sustentável, já que 100% de sua matéria-prima vem de uma Cooperativa de coletores de lixo.
Os vasos Karajá também foram premiados com o Latin American Design Awards 2021 na categoria Produto Sustentável; no LOOP DESIGN AWARDS 2021, na categoria Produtos para Área Externa e no DNA Paris Award na categoria de Produto Sustentável em 2021.
Instagram: @studioandrelenza
Instagram 2: @andrelenza.design