A segunda temporada de “Design: e²” chega ao Brasil novamente pelo Globosat HD abordando complexas questões sociais, políticas, culturais, ambientais e econômicas da arquitetura sustentável. Com seis episódios narrados pelo ator Brad Pitt, a segunda temporada da aclamada série de documentários fala agora sobre lugares como Ladakh (Índia), Bogotá (Colômbia), Amsterdam (Holanda), São Francisco e Nova York (Estados Unidos) e prevê como será a Arquitetura do ano 2030.
“Design: e²” estreia terça-feira, dia 7, e vai ao ar toda semana às 20h30.
Sinopses dos seis episódios:
Capítulo 1: A Escola Druk White Lotus em Ladakh
Localizada na Índia, Ladakh é uma das regiões mais remotas do planeta. Cercado por disputas religiosas, políticas e culturais, o local é também um dos mais tumultuados da terra. Conheça a escola Druk White Lotus, cujo objetivo principal é preparar as crianças de Ladakh a viver no mundo moderno sem deixar de respeitar as tradições budistas. Encomendada por Sua Santidade o Décimo Segundo Gyalwang Drukpa e projetada pelo arquiteto Jonathan Rose, do estúdio de design inglês Arup, a escola conta com tecnologias sustentáveis para se adequar à altitude e à paisagem, bem como à atmosfera cultural de Ladakh.
Capítulo 2: Tornando o Governo Federal Mais Verde
Os edifícios do governo não são historicamente ligados à sustentabilidade e ao design sofisticado. Mas o programa de Excelência em Design da Administração de Serviços Gerais dos Estados Unidos está desafiando esta percepção. O programa chamou Thom Mayne, arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker, para projetar o Edifício Federal de São Francisco, uma estrutura que tem ambições de ser o modelo para os escritórios de amanhã.
Capítulo 3: Bogotá: Construindo uma Cidade Sustentável
Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, na Colômbia, transformou uma das cidades mais caóticas do mundo em um modelo de planejamento urbano sustentável com foco na cidadania. Ele reformou o transporte público, construiu corredores verdes, bibliotecas gigantes e criou as mais extensas ciclovias do mundo. Para isso, no entanto, teve de enfrentar uma oposição ferrenha das mesmas pessoas que ele estava tentando ajudar.
Capítulo 4: Casas Ecológicas e Acessíveis
A cidade de Nova York é conhecida por sua diversidade, mas essa qualidade nem sempre se reflete em seus projetos de habitação, que normalmente ignoram as características culturais e sociais das comunidades que os habitam. Este episódio acompanha Jonathan Rose, da terceira geração de uma família de construtores, nos bairros de Irvington, Harlem e Bronx – comunidades em que Rose está tentando tornar a sustentabilidade acessível a seus moradores.
Capítulo 5: Reutilização Adaptativa na Holanda
Os planejadores urbanos holandeses utilizam sua sensibilidade de designers e a paisagem industrial para criar um desenvolvimento sustentável nas docas abandonadas de Amsterdan, Borneo Sporenburg. Oferecendo uma alternativa à expansão suburbana desordenada, o projeto maximiza o espaço, mantém a privacidade e utiliza as passagens de água do cenário como elemento de design para incrementar a paisagem.
Capítulo 6: Arquitetura do Ano 2030
Os prédios são responsáveis por quase metade das emissões de gás do efeito estufa nos Estados Unidos. Seria possível um esforço conjunto – incluindo líderes do governo, arquitetos, agências reguladoras e fornecedores – evitar a crise climática através de uma mudança de política e educação? Ed Mazria, arquiteto e ativista, parece ter a resposta. Sua organização Architecture 2030 está galgando o compromisso entre autoridades para que o setor da construção neutralize suas emissões de carbono até o ano 2030.