Sistema EPAMS de drenagem

Sistema EPAMS de drenagem
junho 15 11:20 2011 Imprimir Este artigo

O sistema EPAMS de drenagem de águas pluviais, projetado pela Saint-Gobain PAM, é ideal para as construções com grandes superfícies de telhado, otimizando a organização do espaço arquitetônico. A obra mais recente que está utilizando o sistema é a Torre de TV DIGITAL, de Oscar Niemeyer, que está sendo construída em Brasília (DF).

 

Ele foi instalado a 120 metros de altura; no total a obra tem 182 metros, do chão até a antena. Certamente essa é uma das obras mais altas em que o Sistema EPAMS já foi instalado. Em função disso foi necessário criar perdas de carga a cada 30 metros de desnível, ou seja, pequenos desvios ao longo da Torre, garantindo assim o bom funcionamento do sistema. “Anteriormente havia sido projetada quatro colunas de 150 mm em sistema convencional, pois como a Torre não possui espaço útil para descidas dessa dimensão, optou-se pelo nosso sistema, que utilizou apenas uma descida de 75mm”, explica o engenheiro da Saint-Gobain Canalização, Alexandre Ribeiro. Um captador EPAMS consegue drenar uma área de até 500 m² a uma vazão de 25 l/s.

A Torre é chamada de Flor do Cerrado porque suas formas se inspiraram na vegetação da região e, além de transmitir sinal digital para as emissoras de TV, funcionará como ponto turístico, concorrendo com a torre de TV analógica já existente e que hoje é o segundo ponto turístico mais visitado da capital federal.

veja mais artigos

Sobre o Autor

Redação Reforma Fácil
Redação Reforma Fácil

Apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida com um grande volume de informações de projetos, produtos, serviços e obras.

Ver Mais Artigos
Escrever um comentário...

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a comentar. Vamos adorar!

Você pode ser o primeiro a escrever um comentário .

Adicionar um comentário