sábado, junho 25, 2022
InícioProdutosAr CondicionadoTecnologias são às novas concepções de qualidade do ar em ambientes internos 

Tecnologias são às novas concepções de qualidade do ar em ambientes internos 

Por Rafael Dutra, Coordenador de Engenharia de Aplicação da Trane

O interesse geral sobre a qualidade do ar em ambientes internos já era crescente antes mesmo da Covid-19. Desde então, a preocupação sobre como é medido, tratado ou filtrado o ar que respiramos em ambiente residencial ou corporativo vem aumentando consideravelmente, bem como a demanda pelas novas tecnologias em controle de qualidade do ar, especialmente em ambientes climatizados e compartilhados.

Temos assistido à migração da demanda por tecnologias já existentes para manter a qualidade do ar – até então quase restrita a ambientes clínicos e hospitalares – agora para áreas empresariais, comerciais e residenciais. A tendência é que tecnologias eficientes para inativação de vírus e bactérias, além de mofos e fungos, sejam cada vez mais solicitadas.

tecnologias-sao-as-novas-concepcoes-de-qualidade-do-ar-em-ambientes-internos -03

O mercado de climatização está preparado para atender a essa demanda e está seguro, pois tem como referência as normativas da Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (ASHRAE), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e referencias técnicas da da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), que se atualizaram, com todo o setor.

Atualmente é possível, por exemplo, adotar um sistema de limpeza de ar catalítico da Trane (TCACS), que além de eliminar mofo, fungos e odores, reduz bactérias e vírus do ambiente. São três tecnologias dispostas em sequência: filtragem de partículas de alta eficiência MERV 13, luz ultravioleta de alta intensidade (UV) e oxidação fotocatalítica (PCO).

Além disso, o processo conhecido como foto hidro ionização (PHI), também pode ser feito antes da instalação dos aparelhos, nos equipamentos ou nos dutos dos sistemas existentes. Além da ação germicida direta da lâmpada UV, o peróxido de hidrogênio e os íons gerados eliminam os microrganismos.

O fato é que a inovação está ao nosso alcance. Estamos diante de tecnologias que podem melhorar, de fato, a qualidade de vida das pessoas. Cabe a cada um de nós utilizá-las com responsabilidade, com respeito às normas de segurança, de aplicação e de sustentabilidade. O caminho é promissor.

Sobre a Trane
A Trane® possui soluções que otimizam ambientes internos com um amplo portfólio energeticamente eficiente em aquecimento, ventilação e sistemas de ar-condicionado, serviços de construção e contratação, suporte de peças e controle avançado. Fundada em 1885, conquistou sua posição como pioneira no controle de temperatura nos últimos 100 anos. Para mais informações: Trane

Site: www.trane.com/
Instagram: @tranebrasil

Redação Reforma Facilhttps://reformafacil.com.br
Nossa missão é apresentar tudo que possa facilitar a vida de quem vai reformar, construir ou decorar, ajudando a tornar a empreitada bem sucedida atravéa de informações sobre projetos, produtos, serviços e obras.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

ARTIGOS POPULARES