Muito encontrada na África do Sul, a Frésia ( Freesia x hybrida) é uma planta herbácea e florífera.
Perfumada, a flor tem grande produção de híbridos comerciais. Suas folhas são lineares, planas, de cor verde escura, com cerca de 15 centímetros de comprimento. As inflorescências são recurvadas, do tipo espiga, mas com as flores enfileiradas de um lado apenas. Seu fruto tem uma pequena cápsula verrugosa, com sementes redondas, duras e brilhantes.
As flores são usadas para a formação de maciços e bordaduras, como espécie única ou misturada com outras floríferas. Suas cores vivas ainda podem ser apreciadas em vasos e jardineiras. As frésias são muito utilizadas também como flor de corte, na confecção de arranjos e buquês, com boa durabilidade. O seu delicioso aroma é transformado em essência e participa da fabricação de diversos produtos de higiene e beleza, como perfumes, sabonetes e xampus.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, leve, profundo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Adubações mensais, no período de crescimento e florescimento, são essenciais a uma boa floração e formação de reservas para o próximo ano. Após a floração, as regas devem ser suspendidas para que o bulbo entre em dormência. Depois que as folhas secarem, ele então poderá ser arrancado e armazenado limpo, em ambiente seco e fresco. Aprecia o clima ameno. Há variedades para florescimento em diversas épocas do ano. Multiplica-se por divisão dos cormos que se formam em torno da planta mãe e por sementes.
Fonte: Jardineiro Net.