Dicas para montar um arranjo tropical

Em sua infinita variedade, as plantas têm a capacidade de deixar a decoração do ambiente mais leve, fresco e aconchegante.
dicas-para-montar-um-arranjo-tropical-1

Em um dos workshops realizados no Casa Vogue Experience 2021, a cenógrafa botânica Gabriela Nora ensinou o passo a passo de uma composição linda com plantas fáceis de cuidar

Em sua infinita variedade, as plantas têm a capacidade de deixar a decoração do ambiente mais leve, fresco e aconchegante. Diante de tantas opções, duas espécies em especial têm chamado a atenção de muitos decoradores: as Marantas e as Calatheas .

Parte da programação do Casa Vogue Experience 2021, o workshop realizado por Gabriela Nora, diretora de arte, cenógrafa botânica e fundadora da Galeria Botânica, traz dicas para compor arranjos exuberantes no decor usando estas e outras espécies lindas e fáceis de cuidar.

Segundo a especialista, Marantas e Calatheas estão entre as plantas indicadas para composições variadas, pois apresentam cores e desenhos diversos, que dão um toque especial a qualquer jardim. Também conhecidas como rezadeiras (porque unem e fecham suas folhas durante a noite), elas reagem bem a temperaturas mais altas e podem ser mantidas em ambientes de meia-sombra.

Confira abaixo as principais orientações de Gabriela Nora para montar um arranjo tropical de um jeito fácil e criativo.

Escolha do vaso

A sugestão da especialista é utilizar em recipientes de barro – devido ao efeito visual -, mas que tenham um furo no fundo para que não haja acúmulo de água. Caso o vaso não tenha furos, é necessário fazer uma camada de drenagem com argila expandida.

Seleção das espécies

É possível mesclar diferentes tipos de Marantas e Calatheas para que a combinação fique menos óbvia. Vale apostar em plantas com texturas e tamanhos diversos, que proporcionam a sensação de movimento. Porém, deve-se evitar colocar uma planta mais alta sozinha no centro do vaso para ter um resultado mais harmônico.

Montagem do arranjo

Basta adicionar três dedos de terra para preencher o vaso e, em seguida, colocar o torrão das plantas no recipiente. Atenção para não exagerar na quantidade de terra! Depois, basta ser criativo e decorar o arranjo com galhos, pedras e musgo (que serve como cobertura de solo e faz com que a rega dure por mais tempo).

Regas

Para finalizar, deve-se regar a planta fazendo um movimento circular – para que a água umedeça todo o substrato -, mas sem encharcá-la. Como a Maranta e a Calathea preferem o solo úmido, é importante observar a terra e fazer um teste com o dedo para realizar as regas seguintes.

Para mais dicas sobre arranjos e cuidados com plantas, acesse Casa Vogue Experience


Sobre a Casa Vogue
Casa Vogue é a revista de maior prestígio do Brasil em decoração, design, arquitetura e lifestyle. Referência máxima em comportamento e tendências, todos os meses encanta e inspira os amantes do bom viver.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Reforma Fácil
      Logo
      Shopping cart